Escolha uma Página

“Valorizar a agricultura familiar é promover o desenvolvimento regional”, defende Edegar Pretto

Roteiro de atividades do deputado e pré-candidato ao Governo do Estado começou na quinta-feira (18) em Erechim e se estendeu até sábado (20) em municípios da região. Educação, saúde, agricultura e desenvolvimento social e econômico estiveram no foco das agendas.

Teve início na quinta-feira (18) um extenso roteiro de atividades do deputado Edegar Pretto (PT), na Região do Alto Uruguai. Os primeiros compromissos foram com a imprensa local, que ouviu e questionou o pré-candidato ao Piratini a respeito das expectativas do movimento Rio Grande e presente, para toda a sua gente. “Este é o maior desafio da minha vida. A nossa prioridade é escutar, para formular um programa de governo que dialogue e faça a diferença na vida das pessoas e dos municípios”, disse o deputado.

Em Erechim, os segmentos de energia, tecnológico e industrial abriram a pauta de diálogos. Em Aratiba, Pretto conheceu uma experiência de mais de 20 anos de uma agroindústria familiar formada só por mulheres, que é destaque de empreendedorismo e de autonomia econômica feminina. Localizada na Vila Pio X, a panificadora Aroma de Mulher produz pães, cucas, bolachas e congelados. Receitas antigas e tradicionais são resgatadas e colocadas em prática para vender na própria empresa e na feira de produtos da agroindústria colonial do município.

Em Itatiba do Sul, Edegar Pretto tratou o tema da agricultura familiar em situações distintas. Uma delas foi a visita à propriedade do agricultor Isaías Wastchuk. Ele é sucessor dos pais na propriedade, mas ainda trabalham juntos. “Se não fossem as políticas públicas do tempo do Lula nós não estaríamos aqui. Provavelmente estaríamos na cidade”, disse Isaías. Para Edegar Pretto, o Estado precisa se comprometer com quem planta e garantir qualidade de vida para que eles não pensem em sair do campo. “É fazer o agricultor viver bem, ser feliz e se viabilizar economicamente. Isso não acontece se o Estado não fizer a sua parte”, ressaltou.

O que chama a atenção na experiência da família Wastchuk é a diversidade de produção, viabilizada pelas políticas públicas. São mais de 50 tipos de alimentos, produzidos na propriedade, e a maioria é produção orgânica e certificada. Os produtos são comercializados para uma cooperativa e para supermercados de Erechim, Itatiba do Sul e Barão de Cotegipe. Esses três municípios também adquirem os alimentos para a merenda escolar. Outro destaque da propriedade é a produção de leite. Atualmente são 30 vacas em lactação, o que garante uma média de 30 mil litros de leite por mês.

Em Erechim, Pretto também participou do Debate da Agricultura Familiar – Perspectivas e Desafios, que tratou de demandas econômicas, preço dos alimentos, diversidade de produção, entre outros assuntos. A professora da UERGS, Zenicleia Deggerone, apresentou dados históricos e socioeconômicos da região do Alto Uruguai, mostrando que a  região possui 16 mil estabelecimentos agropecuários e que 88% das propriedades pertencem à agricultura familiar em áreas muito pequenas. As principais produções são queijos, panificados, embutidos, sucos de frutas, verduras, doces, geleias, entre outros.

O diagnóstico da região mostrou uma triste realidade, a de que mesmo se tratando de uma região rica, que produz muito, ainda há cerca de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que dependem do Bolsa Família. Outra constatação apresentada é o envelhecimento da população do campo. A média de faixa etária é de  55 a 65 anos. O Coordenador do Sutraf no Alto Uruguai, Alcemir Bagnara, disse que a região tem uma população mais velha e mais urbana. “O Estado tem que agir e pensar a partir dessa necessidade. No meio rural, são poucos gestores abaixo de 45 anos. Há um esvaziamento do meio rural”, aponta.

Para o deputado, é necessário a construção de um plano de governo que viabilize a produção de alimentos. “Temos que incentivar a produção de alimentos saudáveis, que sejam sinônimo de saúde e não de doença”, defendeu.

O encontro teve a presença de agricultores familiares, representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf), cooperativas da agricultura familiar e ONGs ligadas à agricultura familiar, além de representantes do setor de toda a região.

Para completar o ciclo da agricultura, Edegar Pretto visitou a Feira de Produtos Agroecológicos e da Agricultura Familiar, no bairro São Cristóvão em Erechim. A feira funciona aos sábados e conta com produtores de Erechim, Barão de Cotegipe e Severiano de Almeida.