Coordenador da pré-campanha de Lula no RS acompanhou agenda do Ministro da Saúde
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu agendas na tarde desta sexta-feira, 26, em Porto Alegre, inaugurando a primeira Base da Força Nacional do SUS, no bairro Passo D’Areia.
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde é um programa do Ministério da Saúde que atua de forma itinerante em todo o Brasil. Em situações de emergência, desastres ou calamidades, a instituição mobiliza voluntários e instala bases provisórias, como hospitais de campanha e centros de atendimento.
Edegar Pretto (PT), que coordena a pré-campanha do presidente Lula no Rio Grande do Sul, afirmou que a entrega é a presença do Governo Federal com o Estado. “Mais uma vez o governo Lula mostra que tem comprometimento com os gaúchos. Agora nós teremos uma equipe que poderá atender prontamente as tragédias climáticas”, ressaltou.

Rodrigo Stabeli, diretor geral do programa explicou. “Escolhemos instalar uma das bases aqui no Estado por causa dos riscos de incidentes, aqui é o ponto de partida onde poderemos atender o resto do sul do país. Nós teremos um hospital de campanha, um centro comando e até atendimentos primários. Dentro do diagnóstico de cada situação se consegue demandar recurso que precisa e quantas pessoas precisaremos para atender, entre eles estabilização e trauma, tem estrutura energética. Uma estrutura que nenhuma instalação tem no Brasil. Com uma equipe de resposta rápida, o sucesso da operação também será rápido”, ressaltou
O programa inclui um protocolo de voluntários da força nacional do SUS, com oito bases centralizadas em todo o país que estarão preparadas para atuar o mais rápido possível. Em Porto Alegre 47 pessoas poderão ser acionadas imediatamente, mas outras estarão preparadas para atender as ocorrências.
O Ministro Padilha afirmou que a adaptação é necessária para a situação climática atual. “ Esta é uma adaptação do SUS para enfrentar a crise climática. Nós sabemos que um em cada 12 hospitais do mundo paralisam atividades por causa de alguma ação climática. A gente precisa continuar lutando para acabar com o negacionismo, o povo daqui sentiu na pele o que é a consequência das mudanças climáticas. É urgente que o sistema de saúde esteja preparado para enfrentar crises climáticas. A gente precisa se adaptar. Onde tem a Força Nacional do SUS a vida é defendida”, afirmou.
Entregas do Novo PAC Saúde e Agora Tem Especialistas
Em seguida, Padilha fez entregas do Novo PAC Saúde e do Programa Agora Tem Especialistas: 15 UOM, 07 SAMU-USA, 14 Vans, 05 Ambulâncias Tipo A e Certificação de Hospitais de Ensino: Grupo Hospitalar Conceição, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital Vida & Saúde.
Após a entrega Padilha falou sobre a parceria com o GHC e a implementação de um sistema inteligente de atendimento. “Nós estamos preparando o SUS para o presente e futuro. O novo complexo de saúde inteligente do Grupo Conceição vai ser referência de saúde do país e América Latina. Será investido mais de um bilhão de reais para a estrutura nova de rede de serviços hospitalares inteligentes, com uma uti inteligente”, finalizou.
Paulo Pimenta, pré-candidato ao Senado e deputado federal, ressaltou a participação de Edegar Pretto, quando era presidente da Conab. “ O papel do Edegar foi muito importante em auxiliar os desabrigados da enchente com a doação de toneladas de alimentos para as cozinhas solidárias de diversas regiões do Estado. E segue sendo muito importante para garantir comida de qualidade e para todos”, ressaltou.

Texto: Carol Zogbi
Imagens: Debora Beina




