Escolha uma Página

Referência no tema da Covid, ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal filia-se ao PT 

Ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e epidemiologista, Pedro Hallal se filiou ao Partido dos Trabalhadores nesta quarta-feira (10). Na oportunidade, Edegar Pretto, candidato ao governo do Estado, o recepcionou destacando que a chegada de Hallal ao partido o enche de entusiasmo, pois algumas das tarefas do PT é enfrentar o negacionismo, retomar o fortalecimento do SUS, das universidades, do conhecimento e da ciência. “Tua chegada é fundamental para nos apoiar nesses temas. Tua capacidade como educador, cientista e pesquisador são fonte de inspiração. Informamos ao Lula sobre esse momento e ele ficou muito feliz em saber que você, uma grande fonte de conhecimento, está conosco”, relatou.

Já o candidato ao senado, ex-governador Olívio Dutra ressaltou que o projeto de governo do partido, tanto para o estado como para o país, é retomar a igualdade social e fazer política ao lado do povo, o tornando sujeito e não objeto do processo de participação. “Tenho certeza que isso também balizou a tua decisão. Desejo boas vindas a ti, e saiba que quero aprender contigo, pois cada pessoa é um universo com um pé na realidade, e nós temos muito para discutir lado a lado e com o povo”, destacou.

Segundo Hallal, a escolha pelo Partido dos Trabalhadores é uma forma de declarar apoio ao ex-presidente Lula e ao projeto que combate a homofobia, o racismo, a ditadura e a negação à ciência. “O PT é o partido mais competitivo neste momento contra o bolsonarismo. Além disso, o país está próximo ao período eleitoral onde se decidirá se seguirá uma ditadura ou a democracia. Eu estou ao lado da democracia”, declarou.

O ex-reitor leu uma carta, no momento de filiação, em que fez críticas ao atual governo, citando especialmente o negacionismo bolsonarista durante a pandemia. “O Brasil tem uma mortalidade por Covid-19 quatro vezes maior que a média mundial. Se tivéssemos a mortalidade dos países que agiram de acordo com as melhores evidências científicas, teríamos poupado mais de 600 mil vidas. Não precisava ser assim”, afirmou.

Sobre Pedro Hallal

Possui graduação em Educação Física, mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atuou como reitor da UFPel entre 2017 e 2020. Coordena o Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. O trabalho de Hallal ganhou projeção nacional, principalmente no período da pandemia, quando ele se tornou uma grande referência, apresentando em diversos momentos contrapontos às decisões e à postura do Governo Federal com relação à vacinação e a utilização dos sistemas básicos de saúde em favor da prevenção e combate à Covid.

Foto: Rafael Stedile