Escolha uma Página

PT começa a criar coordenações regionais de pré-campanha de Lula e Edegar Pretto no RS

O Partido dos Trabalhadores começou a organização das coordenações regionais da pré-campanha de Lula e Edegar Pretto no Rio Grande do Sul. A primeira foi criada neste sábado (19) na regional do PT de Palmeira das Missões, durante encontro de trabalho que reuniu cerca de 100 pessoas em Rodeio Bonito, no Norte do estado.

A partir de agora, serão constituídas coordenações de pré-campanha nas 27 regionais do partido no RS. Além das representações do PT, as coordenações também serão compostas por pessoas de vários setores e movimentos populares. Com esse formato, o objetivo é dar pluralidade na organização e preparar as assembleias populares nas regiões para a construção do Programa de Governo de Pretto e reforçar um palanque potente para Lula.

Pretto, pré-candidato ao governo gaúcho, destacou que pela primeira vez a coordenação da pré-campanha tem paridade, com metade homens e metade mulheres, e com participação dos setores da juventude, igualdade racial e LGBTQIA+ do partido. Ele disse que sua pré-candidatura representa o projeto alternativo para o Rio Grande do Sul, e convocou prefeitos, lideranças, militantes e apoiadores a estarem na linha de frente dessa mobilização nas regionais.

“Temos uma unidade histórica das nossas bancadas estaduais, federais e municipais, e representamos o legado dos nossos governos, que constituíram mudanças significativas na história do nosso país. Nós vamos representar o projeto alternativo, seguindo o rastro de esperança que se espalha pelo Brasil”, afirmou.

A região de Palmeira das Missões foi escolhida para dar o pontapé inicial às coordenações porque envolve alguns símbolos. Com 43 municípios, é considerada berço do PT e de movimentos populares no estado. Do total dos municípios, hoje 9 são governados pelo PT, que também possui 59 vereadores e vereadoras na região.

Outro motivo são os laços de Pretto com a regional. Além de ser natural de Miraguaí, ele tem uma ligação histórica com os municípios desde o tempo em que seu pai, Adão Pretto, era agricultor e depois deputado.

Na eleição de 2018, dos 46 municípios em que o PT foi mais votado para governador e presidente no RS, 23 são da regional Palmeira.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que é o coordenador de mobilização da pré-campanha, participou da atividade em Rodeio Bonito. Ele informou que uma das tarefas que segue a montagem das coordenações regionais é a criação de comitês populares Lula/Edegar em todos os municípios gaúchos, para dar visibilidade às pré-candidaturas.

Também participaram da reunião de trabalho o deputado Valdeci Oliveira, o deputado federal Dionilso Marcon, prefeitos, vereadores, lideranças de movimentos populares e sindicais, professores, agricultores e pequenos empresários.

Texto: Leandro Molina
Foto: Brayan Martins