Escolha uma Página

Edegar Pretto prestigia posse de Lula na presidência da República, em Brasília

A esperança tomou conta do Brasil com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República e seu vice Geraldo Alckmin, realizada neste domingo, 1º de janeiro, no Congresso Nacional em Brasília. O deputado estadual Edegar Pretto foi convidado e prestigiou a solenidade, que também contou com a presença de centenas de gaúchos e gaúchas que saíram de diversas regiões do Rio Grande do Sul para acompanhar o momento histórico. Lula assume a presidência pela terceira vez, depois de vencer nas últimas eleições Jair Bolsonaro, que protagonizou um dos governos mais retrógrados do país.

O domingo começou com uma verdadeira festa na capital federal, com direito a espetáculos e shows no ‘Festival do Futuro’. Muito ovacionados, Lula e Alckmin fizeram o tradicional desfile presidencial com carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, acompanhados de suas esposas, respectivamente, Rosângela da Silva e Lu Alckmin. O ato de posse foi comandado pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco e reuniu, além de milhares de militantes e apoiadores, autoridades, chefes e ex-chefes de Estado de vários países.

Durante o seu discurso, Lula ressaltou seus principais compromissos com o país, entre eles, a retomada de programas como o Minha Casa, Minha Vida, e o combate à fome. “Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”, declarou.

Lula também falou sobre a situação em que se encontra o país, após quatro anos de governo Bolsonaro. “O diagnóstico que recebemos do Gabinete de Transição é estarrecedor. Esvaziaram os recursos da Saúde. Desmontaram a Educação, a Cultura, Ciência e Tecnologia. Destruíram a proteção ao Meio Ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública. É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos”, completou.

Depois da solenidade de posse no Congresso, Lula e Alckmin subiram a rampa do Palácio do Planalto, acompanhados de um grupo de pessoas que representaram a diversidade do povo brasileiro. Lá, ele recebeu a faixa presidencial das mãos da catadora Aline Souza, jovem e negra, e em seguida fez o seu segundo discurso, desta vez, diretamente para mais de 40 mil pessoas que lotaram a Praça dos Três Poderes. Lula disse que este é um dos dias mais felizes da sua vida e agradeceu pelo apoio que recebeu, ressaltando que vai governar para todos os brasileiros e não apenas para aqueles que votaram nele nas eleições.

Num discurso emocionado, ele ainda falou da necessidade de unir e reconstruir o Brasil, para que seja mais justo, solidário e democrático. “A alegria toma posse no Brasil de braços dados com a esperança. Assumimos hoje, diante de vocês e de todo o povo brasileiro, o compromisso de combater dia e noite todas as formas de desigualdade. Ninguém será cidadão ou cidadã de segunda classe, ninguém terá mais ou menos amparo do Estado”, acrescentou.

Edegar Pretto reforça que a posse do presidente Lula representa a retomada de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento do país, com um olhar especial para o combate à fome e às desigualdades sociais. “Hoje é um dia de alegria e de esperança, que lutamos muito para que ele chegasse, porque novos ares pairam sobre o Brasil. Nosso país terá novamente a experiência de um governo realmente comprometido com as causas do seu povo e que preza pela soberania nacional e a democracia”, afirmou.