Escolha uma Página

Biografia

EDEGAR PRETTO

Edegar Pretto nasceu em Miraguaí, município da região de Celeiro. É um dos 9 filhos de Adão Pretto e Dona Otília. Seus pais ensinaram desde cedo o valor da palavra para um gaúcho. Aprendeu também o valor da terra no estado onde tudo que se planta dá. É por isso que decidiu seguir o legado deixado pelo pai, unindo o campo e a cidade, levando a enxada e as raízes do campo até o Parlamento Gaúcho.

Graduado em gestão pública, se elegeu pela primeira vez em 2011,e desde então é o deputado mais votado do PT por 3 mandatos consecutivos. Foi líder no governo Tarso Genro, e em 2017 foi presidente da Assembleia Legislativa.

Como deputado, criou a Lei da Agroindústria Familiar – o Susaf, que ajudou a trazer alimentos saudáveis e acessíveis do nosso campo para as nossas cidades.

Graças aos valores de sua mãe, Dona Otilia, compreendeu que as mulheres devem ser respeitadas e que seus direitos devem ser garantidos. Por isso, coordena na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da violência contra as Mulheres.

Fruto de toda essa caminhada que vem fazendo junto com os movimentos sociais, apoiado pelas mulheres, Edegar foi merecedor de um convite da ONU para integrar e liderar um movimento mundial da ONU chamado HeForShe, em português é Eles Por Elas.

Através desse movimento, que na pandemia 1.500 farmácias de 6 grandes redes botaram na parede da sua farmácia a campanha Máscara Roxa, para que nas farmácias registadas, as mulheres pudessem trazer a sua denúncia. A campanha salvou a vida de muitas mulheres que saíram dessa condição de violência doméstica.
Aprendeu com seus pais, e também com referências como Lula, Olívio Dutra, Dilma Rousseff e Paulo Paim, mas fundamentalmente com o povo gaúcho. E uma das principais lições que ele aprendeu é que os gaúchos e gaúchas precisam apenas de uma oportunidade, para que milhares de vidas sejam transformadas.
Agora, Edegar Pretto assume uma nova missão, como candidato ao Governo do Rio Grande do Sul, e ao lado de Pedro Ruas, companheiro do PSOL, candidato a vice-governador; Olívio Dutra, candidato ao Senado, assinou durante a homologação de seu nome uma carta compromisso, reafirmando sua palavra com o povo gaúcho.
A união das esquerdas no Rio Grande do Sul, formou a Coligação Esperançar e a Federação Brasil da Esperança, e ao firmar seu compromisso com o combate à fome e o desenvolvimento pleno do Rio Grande do Sul.

E Edegar, de mãos dadas com Olívio, com Pedro Ruas, com Lula e com você, vai levar nosso estado de volta ao caminho das oportunidades e dos pratos cheios.

 

É palavra de gaúcho!