Escolha uma Página

Edegar Pretto faz live surpresa para responder seguidores ao vivo

O pré-candidato a governador do RS, Edegar Pretto, realizou ontem (19) uma live surpresa no Facebook, onde respondeu perguntas de seguidores. Edegar Pretto tratou de diversos temas, de futebol à sua atuação política. Foram mais de 500 comentários e 2,6 mil visualizações em 43 minutos de live.

Edegar Pretto foi questionado sobre a lei do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) – conhecida como Lei das Agroindústrias Familiares. O Susaf foi a primeira lei de Edegar como deputado estadual, apresentada nos três primeiros dias do seu primeiro mandato. Antes da lei, as agroindústrias só podiam comercializar em seus municípios.

Segundo Edegar, o Susaf permite ao pequeno agricultor produzir, industrializar e comercializar. “Assim podemos ver a agricultura familiar fazer a cadeia completa e o povo das cidades pode consumir os produtos da colônia”. Edegar disse ainda que  uma de suas metas é integrar o Susaf ao sistema nacional e, dessa forma, possibilitar a comercialização de produtos da agroindústria familiar gaúcha em todo o país.

Coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas da ONU Mulheres, Edegar Pretto também foi perguntado sobre a campanha Máscara Roxa. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, os casos de violência contra as mulheres cresceram de forma alarmante. Edegar Pretto, por meio do Comitê da ONU, criou a campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência denunciar agressores em cerca de 1.500 farmácias credenciadas em todo o RS. Seis redes de farmácias aderiram ao projeto, que garantiu o atendimento de 88 mulheres pela polícia civil, com duas prisões em flagrante. “Uma das principais causas do nosso mandato e da minha vida é o fim da violência contra as mulheres”, afirmou Edegar.

Ao tratar do cenário político, Edegar disse estar dialogando com as forças progressistas. “Vamos até o fim nessa tentativa de reunir todo o campo democrático e popular no primeiro turno, mas se não for no primeiro, será no segundo turno”, afirmou.

Sobre a questão da fome – 1,2 milhão de gaúchos e gaúchas estão em situação de extrema miséria – Edegar disse não ser aceitável o RS conviver com a fome, pois “tudo que se planta dá”. Para ele, é preciso apoiar e fortalecer a agricultura familiar, ampliando a produção de alimentos e gerando renda no campo. “Nós vamos voltar a apoiar a agricultura familiar. O estado será o maior cliente da agricultura familiar. Quem produzir alimentos terá apoio e renda”.

Edegar também tratou da valorização dos servidores públicos. Para ele, o estado precisa voltar a respeitar, dialogar e escutar a categoria. “Servidor público não é inimigo do estado. Os servidores são os agentes do estado que levam as políticas públicas para a ponta”. Edegar lembrou que nos governos Olívio Dutra e Tarso Genro havia diálogo com os servidores e que os salários foram pagos em dia, sem venda do patrimônio público e sem aumento de impostos.

Esses foram alguns dos temas tratados na live. Edegar agradeceu o engajamento e disse ser muito importante a interação com os seguidores. “Eu leio os comentários, mas como estou na estrada, muitas vezes sem internet, não consigo responder a todos. Estamos mobilizados, lutando nas ruas e nas redes, somos um time muito potente e assim nós venceremos”, concluiu Edegar.

Também interagiram com a live os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra, além do deputado estadual Jeferson Fernandes.

Confira a íntegra da live no link  https://www.facebook.com/edegarpretto/videos/740205433858953