Escolha uma Página

Brasil e RS padecem de diversas fomes 

Milhões de brasileiros hoje passam fome. São 33 milhões de pessoas na extrema miséria que passam fome de comida todos os dias. Mas o Brasil e o Rio Grande do Sul também têm fome de oportunidades,  educação, democracia, trabalho, renda e de cultura. Todos esses eixos são prioritários no Plano de Governo do pré-candidato a governador do RS, Edegar Pretto. Plano que, de forma ampla e democrática, vem sendo debatido em encontros com a sociedade gaúcha.

A cultura, por exemplo, sempre foi central nos governos da Frente Popular, na Prefeitura de Porto Alegre e nos governos estaduais de Olívio Dutra e Tarso Genro. Nesse período, foram implementados projetos sólidos com programas e equipamentos culturais. No Estado, os governos Olívio e Tarso avançaram muito em políticas públicas de cultura com o Plano Estadual de Cultura e a Lei Cultura Viva. O acesso à cultura é um direito básico de cidadania, assim como o direito à saúde, à educação, à vida num ambiente saudável.

Nacionalmente, os governos Lula e Dilma construíram o Sistema Nacional de Cultura, o Programa Cultura Viva e o Conselho Nacional de Políticas Culturais. Também foi fortalecida a Lei Rouanet e incluídos os indígenas, LGBTQIA+, negros e negras, populações em vulnerabilidade social nos editais culturais.

Infelizmente, nos últimos anos, o Ministério da Cultura foi fechado, artistas foram perseguidos e marginalizados. As verbas para o setor também reduziram significativamente. A reconstrução do Brasil também passa pela cultura. O ex-presidente Lula, inclusive, já se comprometeu em recriar o Ministério da Cultura. A verdade é que a população brasileira e gaúcha carece de muitas fomes. E fome de cultura também.

A eleição do ex-presidente Lula e de Edegar Pretto representa a esperança de dias melhores. Representa um Brasil e um RS com mais e melhores oportunidades de vida para todos e todas. Um país e um Estado que cuide, efetivamente, dos mais vulneráveis. Representa tirar o Brasil novamente do mapa da fome e garantir mais dignidade aos brasileiros e ao povo gaúcho. Somente assim será possível aplacar as diversas fomes que assolam o país e o nosso Rio Grande.

Foto: Rafael Stedile