Escolha uma Página

Edegar Pretto toma posse para seu terceiro mandato

O deputado Edegar Pretto (PT) tomou posse para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. A solenidade de posse ocorreu no dia 31 de janeiro, no plenário do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. Após a solenidade, Pretto recebeu em seu gabinete militantes, representantes de movimentos populares e familiares. A confraternização também contou com a presença do ex-governador Olívio Dutra, prefeitos, vereadores e secretários municipais.
Além de agradecer novamente a votação, o deputado lembrou dos desafios que o mandato terá ao longo de 2019, numa resistência ativa e ‘sem ficar em casa escondido’. “Nosso mandato, que é coletivo e foi reeleito com força política, seguirá na linha de frente das lutas dos movimentos populares e povo trabalhador”, afirmou.
Vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e filho do deputado Adão Pretto – falecido em 2009, João Edegar Pretto foi eleito deputado estadual pela terceira vez consecutiva. Foi também pela terceira vez o mais votado da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), com 91.471 votos, oriundos de 473 municípios do estado. Foi o quarto parlamentar mais votado para a 55ª Legislatura.
Natural de Miraguaí, Pretto, tem atuação parlamentar marcada pela defesa da produção de alimentos saudáveis, agricultura familiar e combate à violência contra as mulheres. Integra o Comitê Brasileiro Impulsor do Movimento Mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e coordena o Comitê Gaúcho ElesPorElas e a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
É de sua autoria a lei que instituiu o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), a lei que obriga o uso de tornozeleira eletrônica em homens agressores de mulheres e projetos que proíbem a comercialização do herbicida 2,4 – D e a pulverização de agrotóxicos por meio de aeronaves.
Formado em Gestão Pública, foi representante da bancada do Partido dos Trabalhadores na gestão compartilhada do parlamento gaúcho como presidente da Assembleia Legislativa, em 2017, e responsável por uma gestão marcada por manter as portas da Casa aberta ao povo, com destaque para Grandes Debates sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres, defesa da democracia, mobilização por ajuda financeira ao Estado, mobilização em defesa dos institutos e universidades federais, produção de alimentos saudáveis e contra a Reforma da Previdência.
Nesta legislatura, vai dar continuidade à luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, apoio à agricultura familiar, estímulo à alimentação saudável e ao combate à violência de gênero.