Escolha uma Página

Edegar Pretto articula forças políticas na defesa de investimentos para a saúde na Região Norte

O pré-candidato ao Governo do Estado, Edegar Pretto, participou no sábado (04) de um encontro com representantes da regional do PT de Palmeira das Missões e de outras regiões do Estado. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e também marcou o lançamento da pré-candidatura do ex-vice-prefeito, Nereu Piovesan, a deputado federal.

Conforme Pretto, um dos pontos mais sensíveis da região de Palmeira das Missões é a saúde pública. Para o pré-candidato, a área terá reforço significativo com a conclusão da obra do Hospital Público Regional (HPR), localizado às margens da BR-468. A decisão de construir o hospital partiu do então presidente Lula no ano de 2008.

“Nós conhecemos todo o histórico de necessidade da população em ter um hospital com a capacidade que terá o HPR e sempre nos somamos à intensa articulação da região, durante o Governo Tarso, atuando junto ao Ministério da Saúde e especialmente com a colaboração do Grupo Hospitalar Conceição, garantindo os investimentos para a criação do hospital. Graças aos esforços  conjuntos, conseguimos cerca de R $115 milhões para essa obra, dinheiro do Governo Federal, em convênio com a prefeitura”, esclareceu Edegar Pretto.

O HPR atenderá 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e será referência para 72 municípios, beneficiando uma população de cerca de 500 mil pessoas, com atendimento de média e alta complexidade. Serão 224 leitos, sendo 39 de UTI e 180 de internação, além de cinco berçários para cuidados intermediários. Depois de concluído, o hospital deverá gerar cerca de 1,3 mil empregos diretos.

Também participaram da atividade o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing; vereadores do PT; dirigentes do PSB; o coordenador regional do partido, Nelson José Grasselli; o ex-prefeito do município, Antônio Marangon; o deputado estadual Fernando Marroni; lideranças de movimentos populares, sindicais e associações de bairros, agricultores familiares, servidores públicos e pré-candidatos a deputado estadual.

 

Texto: Silvana Granja

Foto: Thierry Arrais