Escolha uma Página

Edegar Pretto faz balanço de sua gestão à frente do Parlamento gaúcho

O presidente Edegar Pretto (PT) fez um balanço da sua gestão à frente da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (17), com apresentação de relatório de atividades e coletiva de imprensa.

Ao lado da equipe técnica e administrativa – superintendentes e diretores, representantes da Mesa Diretora e do Gabinete da Presidência – Edegar relembrou as principais atividades e metas estabelecidas no início da administração. “Em um momento difícil e de crise como o que atravessamos neste ano, escolhemos pautas que pudessem unificar o estado”, observou, citando os temas da Igualdade de Gêneros, alimentação saudável, educação, e o protagonismo nacional da Assembleia na mobilização pela busca dos recursos da Lei Kandir.

Ao mesmo tempo, Edegar afirmou que não iria deixar de se posicionar a respeito de temas de relevância na esfera nacional, como as discussões em torno das reformas da Previdência e Trabalhista. “A Trabalhista já foi votada e aprovada, e na minha opinião vai fazer o brasileiro trabalhar mais e ganhar menos. A da Previdência ainda está em debate, e nós organizamos dez seminários pelo Estado, dando voz a prefeitos e vereadores, todos unânimes em se posicionarem contrários. Gravamos esses debates e os enviamos a Brasília, para conhecimento da nossa bancada federal. Por minha origem e legado político, não poderia cruzar os braços, me acovardar diante dessa ameaça. E acredito que a Reforma só ainda não foi aprovada devido à mobilização popular”.

O deputado encerrou mencionado a ampla produção legislativa da Assembleia em 2017 (213 matérias aprovadas, 123 sessões plenárias e 229 audiências públicas realizadas), a economia de recursos em sua gestão (71 milhões economizados), a política de portas abertas à população (175 mil pessoas circularam pela Casa), e desejando sucesso ao próximo presidente, deputado Marlon Santos (PDT), que assume a chefia do Parlamento no dia 1º de fevereiro.