notícias noticias
notícia

Ex-governador Olívio Dutra e deputado Edegar Pretto celebram aniversários de 80 e 50 anos em live

14/06/2021 - 15h06min

Uma live nas redes sociais marcou no sábado (12) a celebração dos 80 anos do ex-governador Olívio Dutra e dos 50 anos do deputado estadual Edegar Pretto. As duas lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul fazem aniversário no mês de junho: Olívio, natural de Bossoroca, nas Missões, no dia 10; e Edegar, nascido em Miraguaí, na região Celeiro, no dia 17.

Em anos anteriores, o evento era realizado tradicionalmente de forma presencial, em uma grande festa em Porto Alegre que reunia centenas de amigos e apoiadores de todas as regiões do estado. Devido à pandemia, desde o ano passado Olívio e Edegar passaram a celebrar seus aniversários de forma restrita e virtual, com transmissões ao vivo nas redes sociais.

Com pouco mais de 1 hora de duração, o evento este ano aconteceu na casa do deputado, num cenário de cadeiras com pelegos e uma pequena fogueira junina. Também teve música ao vivo com o artista Antônio Gringo. Na abertura da live foi contada a história de Olívio e Edegar, com a trajetória política e de amizade dos dois.

Os aniversariantes falaram de caminhadas conjuntas, como a tradicional Romaria da Terra que eles participam há mais de 40 anos. Edegar citou os feitos dos governos do PT, destacando que Olívio Dutra sempre manteve o Estado presente na vida das pessoas quando foi governador.

“Olívio foi um governo que tinha participação popular no cotidiano do povo gaúcho, das pequenas e médias empresas, dos agricultores. Tinha programa da juventude, política pública para aqueles que mais precisam do Estado. O senhor, ao longo de tantos anos, nos deu tantos orgulhos e continua dando”, disse o deputado em referência à história de vida e trabalho do ex-governador.

Edegar Pretto ressaltou também, os ensinamentos da sua mãe Otília, “uma lutadora das mulheres trabalhadoras rurais.” “Minha mãe lutou muito, e é daí que trago também a luta que ela nos ensinou, que dentro da nossa casa não pode ter diferença. Se a mãe ajuda o pai na roça, os guris e o pai também ajudam a mãe dentro de casa, na cozinha, no lar”.

O deputado ainda recordou que o seu pai, Adão Pretto, quando foi eleito deputado “largou a enxada na roça e pegou a caneta” para ajudar a fazer a Constituição Estadual em nome dos pequenos agricultores. Ainda guri, acompanhou Adão no primeiro dia em que ele entrou na Assembleia Legislativa, em 1986, para cumprir o seu mandato de deputado estadual. Anos depois, em 1991, Adão foi empossado deputado federal, cumprindo cinco mandatos na Câmara.

“Quando meu pai partiu [em 2009] Olívio Dutra era presidente do PT. Ele, junto a companheiros dos movimentos sociais, daquele mandato que era constituído em coletivo, decidiram que a luta do Adão no parlamento deveria continuar. Eu fui escolhido. Depois de eleito, o mestre Olívio passou a ser conselheiro do nosso mandato, o que me dá muito orgulho”.

Em sua análise, Olívio Dutra não poupou críticas a Bolsonaro, referindo-se a ele como um cidadão que jamais mereceria exercer um cargo na presidência do Brasil. Ao mesmo tempo, afirmou que é possível retomar um trabalho de reconstrução do país, em que o povo seja o protagonista. “Cada pessoa deve se sentir sujeito, não objeto da política. Política é uma coisa muito importante, séria, é a construção do bem comum com o protagonismo das pessoas. Não podemos ser rebanho”.

Destacou ainda que a democracia é um projeto estratégico e uma busca permanente, não devendo ser encarada como uma tática de ocasião. Defendeu que o Estado esteja sob controle público e não privado, para que possa funcionar “bem e melhor para todos”, principalmente aos que mais precisam. Como fruto disso, citou entre os exemplos de experiências que deram certo o orçamento participativo, uma das marcas do seu governo.

Mensagens de lideranças

Deputados federais e estaduais, a presidenta do PT de Porto Alegre, Maria Celeste; o presidente do PT RS, Paulo Pimenta; o senador Paulo Paim; o ex-governador Tarso Genro e a ex-presidenta Dilma Rousseff também participaram da live através de vídeos.

Dilma afirmou que Olívio Dutra “é indispensável nestes tempos tão difíceis”, assim como foi na luta contra a ditadura militar e contra o golpe de 2016, que a destituiu da presidência da República. Disse ainda que foi um privilégio ter feito parte da equipe, quando foi secretária no Governo Olívio, definindo-o como um dos mais dignos e comprometidos com as pessoas que mais precisam do poder público no RS.

“A gente já se acostumou com o fato que teu braço estendido e a mão aberta, que se repetem em todas as tuas imagens, é um gesto, ao mesmo tempo instintivo e deliberado, de acolhimento e convite à parceria fraternal, à parceria de luta, como se você estivesse dizendo “vamos marchar juntos”. Que a gente esteja juntos por muitos e muitos anos, meu amigo Olívio”, declarou.

A ex-presidenta referiu-se ao deputado Edegar Pretto como “um jovem lutador das melhores causas” e ressaltou que divide com ele a mesma trincheira de luta pelos direitos das mulheres, uma das marcas consolidadas dos seus três mandatos na Assembleia Legislativa gaúcha. Dilma destacou também que se alinha totalmente à militância do parlamentar em favor da agricultura familiar e da produção de alimentos saudáveis.

“Admiro esse seu trabalho tanto quanto me identificava com o seu pai, o saudoso companheiro Adão Pretto, de quem você herdou a coragem, a capacidade de luta e a lucidez. Muita saúde e vida longa, de lutas e conquistas”, parabenizou.

Sem público por causa da pandemia, a live encerrou com o tradicional bolo de aniversário e o parabéns gauchesco, cantado pelos aniversariantes, pela companheira e dois filhos de Pretto. Como era dia dos namorados, Olívio mandou um beijo para dona Judite Dutra, sua companheira, que não participou da live por motivos de saúde.


aniversário Edegar Pretto governador olívio dutra rio grande do sul
confira também
Governos Lula, Dilma, Olívio e Tarso dei…
08 ago 2022notíciapré-candidato

Palavra de gaúcho: Em debate, Edegar Pre…
08 ago 2022notíciapré-candidato

Candidatura de Edegar Pretto é registrad…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Eleições 2022: Edegar Pretto participa d…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Assembleias temáticas vão aprofundar Pla…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Olívio Dutra: o eterno governador de tod…
05 ago 2022notíciapré-candidato