Escolha uma Página

Ex-governador Olívio Dutra e deputado Edegar Pretto celebram aniversários de 80 e 50 anos em live

Uma live nas redes sociais marcou no sábado (12) a celebração dos 80 anos do ex-governador Olívio Dutra e dos 50 anos do deputado estadual Edegar Pretto. As duas lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul fazem aniversário no mês de junho: Olívio, natural de Bossoroca, nas Missões, no dia 10; e Edegar, nascido em Miraguaí, na região Celeiro, no dia 17.

Em anos anteriores, o evento era realizado tradicionalmente de forma presencial, em uma grande festa em Porto Alegre que reunia centenas de amigos e apoiadores de todas as regiões do estado. Devido à pandemia, desde o ano passado Olívio e Edegar passaram a celebrar seus aniversários de forma restrita e virtual, com transmissões ao vivo nas redes sociais.

Com pouco mais de 1 hora de duração, o evento este ano aconteceu na casa do deputado, num cenário de cadeiras com pelegos e uma pequena fogueira junina. Também teve música ao vivo com o artista Antônio Gringo. Na abertura da live foi contada a história de Olívio e Edegar, com a trajetória política e de amizade dos dois.

Os aniversariantes falaram de caminhadas conjuntas, como a tradicional Romaria da Terra que eles participam há mais de 40 anos. Edegar citou os feitos dos governos do PT, destacando que Olívio Dutra sempre manteve o Estado presente na vida das pessoas quando foi governador.

“Olívio foi um governo que tinha participação popular no cotidiano do povo gaúcho, das pequenas e médias empresas, dos agricultores. Tinha programa da juventude, política pública para aqueles que mais precisam do Estado. O senhor, ao longo de tantos anos, nos deu tantos orgulhos e continua dando”, disse o deputado em referência à história de vida e trabalho do ex-governador.

Edegar Pretto ressaltou também, os ensinamentos da sua mãe Otília, “uma lutadora das mulheres trabalhadoras rurais.” “Minha mãe lutou muito, e é daí que trago também a luta que ela nos ensinou, que dentro da nossa casa não pode ter diferença. Se a mãe ajuda o pai na roça, os guris e o pai também ajudam a mãe dentro de casa, na cozinha, no lar”.

O deputado ainda recordou que o seu pai, Adão Pretto, quando foi eleito deputado “largou a enxada na roça e pegou a caneta” para ajudar a fazer a Constituição Estadual em nome dos pequenos agricultores. Ainda guri, acompanhou Adão no primeiro dia em que ele entrou na Assembleia Legislativa, em 1986, para cumprir o seu mandato de deputado estadual. Anos depois, em 1991, Adão foi empossado deputado federal, cumprindo cinco mandatos na Câmara.

“Quando meu pai partiu [em 2009] Olívio Dutra era presidente do PT. Ele, junto a companheiros dos movimentos sociais, daquele mandato que era constituído em coletivo, decidiram que a luta do Adão no parlamento deveria continuar. Eu fui escolhido. Depois de eleito, o mestre Olívio passou a ser conselheiro do nosso mandato, o que me dá muito orgulho”.

Em sua análise, Olívio Dutra não poupou críticas a Bolsonaro, referindo-se a ele como um cidadão que jamais mereceria exercer um cargo na presidência do Brasil. Ao mesmo tempo, afirmou que é possível retomar um trabalho de reconstrução do país, em que o povo seja o protagonista. “Cada pessoa deve se sentir sujeito, não objeto da política. Política é uma coisa muito importante, séria, é a construção do bem comum com o protagonismo das pessoas. Não podemos ser rebanho”.

Destacou ainda que a democracia é um projeto estratégico e uma busca permanente, não devendo ser encarada como uma tática de ocasião. Defendeu que o Estado esteja sob controle público e não privado, para que possa funcionar “bem e melhor para todos”, principalmente aos que mais precisam. Como fruto disso, citou entre os exemplos de experiências que deram certo o orçamento participativo, uma das marcas do seu governo.

Mensagens de lideranças

Deputados federais e estaduais, a presidenta do PT de Porto Alegre, Maria Celeste; o presidente do PT RS, Paulo Pimenta; o senador Paulo Paim; o ex-governador Tarso Genro e a ex-presidenta Dilma Rousseff também participaram da live através de vídeos.

Dilma afirmou que Olívio Dutra “é indispensável nestes tempos tão difíceis”, assim como foi na luta contra a ditadura militar e contra o golpe de 2016, que a destituiu da presidência da República. Disse ainda que foi um privilégio ter feito parte da equipe, quando foi secretária no Governo Olívio, definindo-o como um dos mais dignos e comprometidos com as pessoas que mais precisam do poder público no RS.

“A gente já se acostumou com o fato que teu braço estendido e a mão aberta, que se repetem em todas as tuas imagens, é um gesto, ao mesmo tempo instintivo e deliberado, de acolhimento e convite à parceria fraternal, à parceria de luta, como se você estivesse dizendo “vamos marchar juntos”. Que a gente esteja juntos por muitos e muitos anos, meu amigo Olívio”, declarou.

A ex-presidenta referiu-se ao deputado Edegar Pretto como “um jovem lutador das melhores causas” e ressaltou que divide com ele a mesma trincheira de luta pelos direitos das mulheres, uma das marcas consolidadas dos seus três mandatos na Assembleia Legislativa gaúcha. Dilma destacou também que se alinha totalmente à militância do parlamentar em favor da agricultura familiar e da produção de alimentos saudáveis.

“Admiro esse seu trabalho tanto quanto me identificava com o seu pai, o saudoso companheiro Adão Pretto, de quem você herdou a coragem, a capacidade de luta e a lucidez. Muita saúde e vida longa, de lutas e conquistas”, parabenizou.

Sem público por causa da pandemia, a live encerrou com o tradicional bolo de aniversário e o parabéns gauchesco, cantado pelos aniversariantes, pela companheira e dois filhos de Pretto. Como era dia dos namorados, Olívio mandou um beijo para dona Judite Dutra, sua companheira, que não participou da live por motivos de saúde.