Em Pinhal, Edegar Pretto visita Creluz e defende setor de energia como gerador de empregos

Em visita ao município de Pinhal, no Norte do estado, o deputado estadual Edegar Pretto esteve na matriz do Grupo Creluz, cooperativa de eletrificação, que atende cerca de 24 mil famílias da região. O diretor-presidente da cooperativa, Elemar Battisti, recebeu o deputado, apresentou a estrutura da cooperativa e os investimentos em energia solar, que começaram em 2016 e representam o fortalecimento do sistema de distribuição, melhorando a qualidade da energia.

O deputado disse que essa estada na região é o início de um diálogo com diversos setores. “Estamos visitando a Creluz para valorizar as coisas que são nossas. Foi essa cooperativa que instalou luz na casa da minha família, no interior de Miraguaí”, lembrou. Citou a  pesquisa do Sebrae RS, que mostra  o fechamento de 675 mil pequenas empresas no Rio Grande do Sul, o que representa 25% do total desse tipo de empreendimento, com impacto drástico na economia e no aumento do desemprego. Falou ainda, da importância de valorizar o setor de produção de energia, que gera emprego e beneficia a população com uma das suas necessidades básicas.

O diretor-presidente da cooperativa, Elemar Battisti, falou do trabalho da Creluz e das alternativas para a produção de energia. Destacou a produção de energia solar, que hoje complementa a hidrelétrica. Isso sustenta a distribuição de energia para os municípios da região, num ciclo combinado. “No verão, quando há mais consumo de energia, tem muito sol e há escassez de água. Já nos meses frios é o inverso, tem menos sol e mais água. A Creluz vislumbrou essa perspectiva e hoje já tem quatro solares ligadas e está construindo a sua quinta geradora de energia solar. Esse investimento ainda ajuda o meio ambiente por se tratar de uma energia limpa e renovável.” explicou.

Iniciada em 1966, a cooperativa que atua em 36 municípios do norte gaúcho, com energia gerada através de 11 complexos – sete usinas hidrelétricas e quatro solares -, foi a primeira usina de energia solar no estado, outorgada pela ANEEL. Além disso, a atuação ambiental da cooperativa é reconhecida internacionalmente pela adoção e promoção de políticas verdes, inclusive com premiação no continente europeu. Um dos mais importantes programas já desenvolvidos pelo grupo é o programa social água limpa, que atingiu a marca de 200 poços ligados na sua área de atuação, levando água para as famílias que necessitam e também para o consumo animal. Conforme o Índice ANEEL de Satisfação dos Consumidores (Iasc), a Creluz está entre as três melhores distribuidoras do país.