Escolha uma Página

Edegar Pretto: pela terceira vez o deputado mais votado do PT na ALRS

O deputado Edegar Pretto (PT) foi reeleito no domingo, 7 de outubro, com 91.471 votos. Com uma campanha que priorizou o corpo a corpo com apoio de militantes para multiplicar sua presença pelos vários cantos do estado. Edegar foi eleito para seu terceiro mandato, sendo pela terceira vez o deputado mais votado da bancada do PT na Assembleia Legislativa. “Nossa campanha foi nas ruas, conversando com as pessoas. É uma conquista coletiva, com muitos companheiros e companheiras que se somaram e acreditaram no que o mandato representa. Só tenho que agradecer aos eleitores e eleitoras do Rio Grande do Sul”, declarou.

Edegar Pretto seguiu os passos do pai, deputado Adão Pretto – falecido em 2009. Assim como seu pai, Edegar possui trajetória marcada por uma identidade com as lutas dos movimentos populares do campo e da cidade. Nascido em Miraguaí, na região Celeiro, tem suas origens na agricultura familiar. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, com 69.233 votos. Em 2014 foi reeleito com 73.122 votos. Formado em Gestão Pública, foi líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa no governo Tarso Genro. Em 2017, foi presidente da Assembleia Legislativa, e também assumiu como governador interino do Estado.

Durante a campanha Edegar Pretto reforçou pautas de trabalho como a defesa da democracia, o fim da violência contra as mulheres, o trabalho em defesa da alimentação saudável, da agricultura familiar e camponesa, permanência das famílias e jovens no campo, e garantias de direitos para assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, catadores e atingidos por barragens.

Entre os compromissos para o novo mandato seguirão pautas como a defesa da Educação pública de qualidade, com valorização profissional e contra o sucateamento do ensino público; defesa dos servidores públicos; defesa do patrimônio público e o fortalecimento do Estado; intensificar o trabalho contra o machismo; e a defesa de projetos contra o uso abusivo de venenos na produção de alimentos.