Escolha uma Página

Programa “Aqui tem respeito pelas mulheres” tem início em São Leopoldo

Bares e restaurantes de São Leopoldo que aderirem ao programa “Aqui tem respeito pelas mulheres” terão um selo de identificação na porta, e seus proprietários e funcionários receberão aulas de sensibilização para saber como ajudar mulheres que forem vítimas de assédio nos estabelecimentos.

Os locais disponibilizarão senhas e adesivos do drink do socorro, uma bebida que servirá como código para alertar funcionários e donos para que possam tomar providências. O programa é uma forma de ajuda para coibir os casos de violência, abuso e assédio contra as mulheres. Quando constatado, os casos serão avaliados conforme a situação, podendo a segurança do local retirar o assediador, ou até mesmo chamar a Brigada Militar.

O deputado Edegar Pretto (PT), que é coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas da ONU Mulheres, participou do evento de abertura dos trabalhos, juntamente com o prefeito Ary Vanazzi (PT) e a secretária de Políticas para as Mulheres, Margarete Simon Ferretti. “A nossa intenção é fazer um cerco aos homens que tenham comportamentos violentos e desrespeitosos com as mulheres. Com isso, nós vamos construindo experiências e territórios livres de assédio, de violência e de preconceito”, explicou Pretto.

O programa prevê uma formação continuada (a cada seis meses) e a certificação de que os estabelecimentos são seguros e respeitam as mulheres. Essa formação visa identificar os casos, entregar o adesivo da porta do estabelecimento, o adesivo para códigos de banheiro e uma cartilha com orientações de como e onde buscar ajuda, quando forem constatados casos de violência e assédio. Os estabelecimentos serão avaliados constantemente pelas usuárias e pela prefeitura.

Lançado em setembro, o programa é uma parceria entre a prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom), o Comitê  Elas e a Universidade La Salle, que é responsável pela formação dos estabelecimentos.

O prefeito Ary Vanazzi falou da importância da adesão ao programa. “O objetivo é agregar uma parcela da população que possa sair de casa, possa curtir a sua vida com tranquilidade. Eu sei que muitas pessoas evitam sair de casa porque não têm segurança. Com isso, a gente também fortalece o comércio local, divulgando isso e dizendo: aqui tu podes frequentar porque nós estamos te protegendo, cuidando para que não aconteçam situações indesejadas”, ressaltou o prefeito.

“Essa ação pode virar uma conversa de bar, daqui a pouco os taxistas vão querer identificar os seus veículos, os carros de aplicativos, as empresas. E assim, junto com a sociedade, nós vamos cercando esses homens machistas, que ainda não aceitaram que o não de uma mulher é “não”, em qualquer circunstância”, completou Edegar Pretto.

O “Aqui tem respeito” nasceu de uma demanda do Movimento Feminista, que há três anos constatou um aumento do número de casos de “Boa-noite Cinderela” em casas noturnas de Porto Alegre. A primeira aula da formação, que teve início hoje em São Leopoldo, foi ministrada pela coordenadora executiva do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, Karen Lose.