Escolha uma Página

Edegar Pretto defende regionalização da saúde e fortalecimento do SUS

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul reuniu nesta quinta-feira (15) os candidatos ao governo do Estado, para um encontro que oportunizasse a eles apresentar, para representantes de mais de 200 instituições hospitalares que atendem 70% SUS no RS, as principais propostas e ideias para o setor.

Na ocasião, o candidato pela coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede), Edegar Pretto, enfatizou a importância de fortalecer a regionalização da saúde e do Sistema Único de Saúde. “Vamos trabalhar para resolver a dívida do IPE Saúde. Enquanto o atual governo comemora superávit, desejo recuperar o IPE e constituir uma agenda em defesa da saúde.”

Conforme Edegar, em um possível governo, solicitará ao secretário ou secretária da saúde um levantamento das principais prioridades, para, assim, ser mais assertivo nos investimentos. “Quero também, voltar ao tempo em que os servidores eram mais respeitados e não cada vez mais sobrecarregados.”

Eduardo Leite criou o Programa Assistir, que deve tirar mais de R$ 300 milhões de 50 hospitais, em especial os da Região Metropolitana, onde estão as cidades com maiores filas para consultas, exames e procedimentos. “O governo Leite repassa 7,41% do orçamento para a saúde, quando a lei é de 12%. Trabalharemos para repassar o que a lei determina. Quero ser governador e cuidador da saúde, além de manter um diálogo franco com os trabalhadores e trabalhadoras do setor.”