Escolha uma Página

Edegar Pretto defende economia solidária e diz que o setor precisa reforço para gerar oportunidades

Edegar Pretto, pré-candidato ao governo gaúcho, esteve neste sábado (16) na Feira Internacional do Cooperativismo e Economia Solidária (Feicoop), em Santa Maria. Ele visitou os pavilhões e estandes de artesanato, de povos indígenas, de hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e de alimentos, entre eles os da reforma agrária e agricultura familiar. Em conversa com o público e expositores, Edegar Pretto falou da importância da feira, em especial do trabalho realizado pela irmã Lourdes Dill, que esteve à frente do projeto da Feicoop por mais de 30 anos. Este ano, é a primeira vez que a religiosa não atua como coordenadora. Responsável por tornar o município de Santa Maria referência em economia solidária, a irmã Lourdes Dill foi transferida para o interior do Maranhão.

“Estou aqui reencontrando amigos e amigas, que vêm dos quatro cantos do Rio Grande do Sul e de diversos lugares do Brasil. Infelizmente, é o primeiro ano  sem a presença da irmã Lourdes Dill, que se mudou, mas deixou um legado de trabalho, organização e de símbolos dos nossos movimentos populares e trabalhadores e trabalhadoras que colocam aqui na feira os seus produtos para comercializar. A Feicoop é reconhecida internacionalmente, num local que pulsa cultura, mística e economia solidária”, declarou Edegar Pretto.

O pré-candidato ainda citou que a promoção de políticas públicas de enfrentamento à pobreza, desenvolvimento regional e proteção social passam pelo fortalecimento dos setores produtivos. Lembrou que a economia solidária está incluída nos temas que integram seus 13 compromissos de plano de governo, que está sendo elaborado em assembleias populares regionais. Uma delas foi realizada em Santa Maria, também neste sábado, com cerca de 600 pessoas.

“Economia solidária significa troca de saberes, de experiências, de sabores, com foco no desenvolvimento social e no cooperativismo. Aqui em Santa Maria reafirmo o compromisso com esse setor, que precisa de reforço da mão do Estado para se desenvolver cada vez mais, gerar emprego, renda e oportunidades”, avaliou Edegar Pretto.

Com o pré-candidato, também estiveram em visita ao local da feira, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, o ex-governador Olívio Dutra, o deputado federal e presidente do PT RS, Paulo Pimenta; a deputada federal Maria do Rosário e o deputado estadual e ex-prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira. Em três dias de evento aconteceu a venda de produtos e uma ampla programação com oficinas, seminários, painéis e palestras, com foco em economia solidária e cooperativismo. No espaço também foram realizados shows e apresentações artísticas. A Feicoop, que encerrou neste domingo, recebeu caravanas de diversos locais do estado e do país.

Foto: Rafael Stedile

 

Link Foto Flickr: https://www.flickr.com/photos/edegarpretto/52223329810/in/album-72177720300616078/