Edegar Pretto acredita na força dos jovens para virar a página da política atual

A esperança e a coragem de moças e rapazes para encabeçar a mudança foram os principais elementos da manifestação do deputado Edegar Pretto, durante o evento de posse da nova Secretaria da Juventude do PT, neste sábado (09), em Porto Alegre. Ao lembrar que as mudanças mais significativas na história do Brasil sempre tiveram o protagonismo da juventude, o pré-candidato ao Governo do Estado pediu unidade potente, envolvendo militantes e todo o povo trabalhador. “Quando nos juntamos, nossa organização tem uma força extraordinária. Ela é sempre necessária e é o que nos faz atuar de forma sintonizada”, incentivou.

Segundo o parlamentar, o estado e o país estão entrando em um novo tempo, e por isso a unidade demonstrada pelos jovens é tão importante para produzir o resultado e a mudança que o país precisa, com o Lula à frente do Brasil. “Graças a nossa militância e a nossa força, o Lula não desistiu de nós, e nós não desistimos do Lula. Mesmo preso injustamente por 580 dias, foi com o nosso bom dia, o nosso boa tarde e o nosso boa noite, que ele se manteve firme e com esperança. Eu imaginava que o Lula poderia sair de lá de cabeça baixa, aborrecido, triste. Mas ele nos deu mais uma lição, e saiu com um sorriso no rosto, de cabeça erguida, abraçando o povo e nos convidando para reconstruir o país. E é isso que precisamos fazer”, convocou Pretto.

Para Rodrigo Poletto, secretário da Juventude do PT, hoje os jovens brasileiros estão sem condições, sem esperança e sem oportunidades. “A juventude não é mais aquela do ‘nem nem’, que não trabalha e nem estuda, agora virou a juventude dos ‘sem sem’, sem trabalho, sem estudo, sem moradia e sem condições dignas de vida. As pré-candidaturas de Edegar Pretto e Lula representam a volta dos sonhos, da esperança e das oportunidades, para que possamos voltar a acreditar num futuro melhor”, ressaltou Poletto, dizendo que a juventude precisa ser priorizada nos programas de governo, porque ela não é somente o futuro, mas também o presente.

Já o secretário da Juventude do PT de Porto Alegre, Brunno Mattos da Silva, falou da importância de os jovens e adolescentes tirarem o título de eleitor até o dia 04 de maio, e dessa forma exercer a cidadania. “Mas a mudança que queremos não representa só um voto na urna. Também é preciso compreender que a importância da juventude neste processo é de formulação e de organização, seja nas universidades, seja nas escolas e também nos locais de trabalho, pois temos a concepção de que toda a juventude é trabalhadora. É necessário avançar em temas que tratem da importância que temos para a democracia e para a construção de um país digno e fraterno”, argumentou.

Também participaram do evento o deputado federal Dionilso Marcon; a vereadora de Porto Alegre, Laura Sito; o vereador e presidente do PT de Cachoeirinha, David Almansa; a vereadora de Sapiranga, Rita Della Giustina; o coordenador regional do Vale do Sapateiro, Gabriel Della Giustina; o vereador de Porto Alegre, Leonel Radde, pré-candidatos a deputados, entre outras lideranças e apoiadores ligados à juventude do PT.

Texto: Silvana Granja – DRT/RS 10.732
Foto: Brayan Martins