Escolha uma Página

Edegar defende participação do Estado para fortalecer iniciativa de transporte de App cooperativada

A mobilidade urbana foi uma das pautas discutidas no roteiro de trabalho do deputado estadual Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha. Ele esteve, neste sábado (11/12), na sede da Cooperativa de Mobilidade do Rio Grande do Sul (Comobi), em Caxias do Sul, onde foi recebido pelo presidente Márcio Guimarães.

A Comobi surgiu do esforço de motoristas de aplicativos que buscaram através do cooperativismo melhores condições de trabalho e valorização da categoria. A cooperativa inovou ao criar o Liga by Comobi, um aplicativo de transporte e uma alternativa para demandas especializadas. Ela garante um preço justo ao passageiro e uma maior rentabilidade ao motorista associado.

Sua atuação abrange Caxias do Sul, Farroupilha, Canela e Gramado, com mais de 500 motoristas cadastrados. Com dois meses em operação, possui cerca de 15 mil usuários. “Já temos motoristas que vivem só do trabalho da cooperativa. Nossos esforços agora são para expandi-la”, ressaltou Guimarães, reforçando a importância do cooperativismo para a geração de oportunidades, trabalho e renda. Ele acrescentou que o Liga by Comobi possui um sistema de botão do pânico para a segurança dos motoristas e passageiros, com monitoramento 24 horas.

Durante o encontro, umas das principais pautas apresentadas a Edegar Pretto é a regularização do transporte por aplicativo a nível estadual, visando a expansão do negócio para mais municípios da Serra Gaúcha. “A experiência é fantástica e com a ajuda do Estado é possível ampliar essa organização cooperativada, porque viver do transporte de aplicativo da forma tradicional tem sido um verdadeiro desafio”, comentou Pretto.

A experiência da Comobi será apresentada na próxima segunda-feira (13), às 14 horas, em uma audiência pública da Assembleia Legislativa, ocasião em que serão discutidas alternativas de organização cooperativa para motoristas de aplicativos. A atividade, proposta pelo deputado Pepe Vargas (PT), acontece no Teatro Dante Barone, por meio da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Será transmitida, ao vivo, pelo canal no YouTube da TV Assembleia: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

Programa Aqui tem Respeito

Edegar Pretto convidou a Comobi a aderir ao Programa Aqui tem Respeito pelas Mulheres, organizado pelo Comitê Gaúcho Eles Por Elas da ONU Mulheres, do qual o deputado é o coordenador. A iniciativa tem como objetivo combater situações de assédio, violência ou machismo contra as mulheres. “Nosso trabalho é para mudar essa cultura machista que temos na sociedade. Esse programa pode ser aderido por qualquer tipo de estabelecimento, bem como para o transporte público, táxis e carros de aplicativos”, pontuou.

A partir da adesão, os estabelecimentos recebem uma certificação de que são locais seguros e que respeitam as mulheres, e serão avaliados constantemente. O programa começou pelos bares e restaurantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, que registram um histórico de assédio e uso do golpe “Boa Noite Cinderela”, para dopar as mulheres. De acordo com Pretto, a ideia é levar a iniciativa para todas as regiões do estado.