Escolha uma Página

Dívida do Estado com a União é pauta de encontro de Edegar Pretto com a Facers

Candidato ao governo do Estado, Edegar Pretto se reuniu nesta segunda-feira (22) com a Federação das Associações de Carreiras do Estado do Rio Grande do Sul (Facers), para dialogar com representantes de sete entidades associadas. Entre os participantes estavam defensores públicos, fiscais tributários, juízes, procuradores, delegados de polícia, policiais militares e bombeiros.

Iniciando o encontro, o presidente da Facers, Marcelo Ramos de Mello, apontou que a intenção da federação e das associadas é estabelecer uma relação próxima ao governo do gaúcho, o auxiliando no encaminhamento da gestão do Estado em diferentes áreas. “Temos sugestões, conhecimento e sabemos quais são os interesses das categorias. Queremos construir consenso sempre, e por isso estamos conversando com todos os candidatos do governo.”

Edegar Pretto agradeceu ao convite e afirmou que o projeto que ele representa não defende um Estado mínimo, nem um Estado inflado, mas sim, do tamanho da necessidade das pessoas. “Temos que ser responsáveis com as finanças e cuidar da arrecadação. Os servidores públicos não podem ser tratados como adversários, mas, sim, com respeito. Os últimos governos incutiram nas pessoas que o servidor público é um problema para a sociedade. Isso precisa mudar. O servidor público é aliado da sociedade.”

Outro ponto destacado por Edegar foi o tema da dívida do Estado com a União, que, de acordo com ele, é injusta e impagável. “Já falei com Lula e vamos apresentar um novo caminho que não seja o Regime de Recuperação Fiscal. Assim, também será possível recuperar os salários dos servidores e das servidoras. Queremos um Estado fortalecido, para cuidar melhor das pessoas.”

Edegar relembrou que o governo Tarso Genro mobilizou outros estados e criou um ambiente capaz de alterar o indexador da dívida, diminuindo os juros de 6% para 4%. Com isso, em valores da época, o estoque da dívida foi reduzido em R$ 22 bilhões.

Ele falou também sobre a experiência que teve como presidente da Assembleia Legislativa, conseguindo unir todas as bancadas para tratar do ressarcimento do Estado pela Lei Kandir. “Fomos para Brasília e, a partir disso, foi criada uma comissão especial para tratar da compensação da Lei Kandir. Enquanto isso, Eduardo Leite ampliou a dívida do Estado com a União. Nós vamos nos servir das ações que estão sendo movidas pela OAB e Ajuris para contestar a dívida, e trataremos diretamente com Lula o tema do pacto federativo.”

Finalizando o encontro, os representantes das associações agradeceram a disponibilidade de Edegar em expor a eles suas ideias e propostas. O candidato, por sua vez, reforçou que se eleito estará sempre aberto ao diálogo e vai trabalhar pela união de forças para reorganizar o Estado.

Foto: Rafael Stedile