Escolha uma Página

Bancada e entidades avaliam políticas anunciadas para agricultura

Os deputados Edegar Pretto e Zé Nunes, da bancada do PT, reuniram-se, na manhã de sexta-feira (10), com entidades representativas da agricultura para avaliar as políticas anunciadas pelo Governo Federal e Estadual em relação a estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Estiveram presentes Rui Valença, coordenador geral da FETRAF-RS, Gervásio Plucinski, presidente da Unicafes-RS, Djones Zucolotto do MST-RS, Adelar Pretto, da Via Campesina, Maister Silva do Movimento de Pequenos Agricultores e Cleonice Back, representando o Gabinete do Senador Paulo Paim. Entidades e parlamentares entendem ser insuficiente os anúncios, pois ameniza, mas não ataca o real problema que é a fome da população aumentando.

Os parlamentares petistas consideram importante o envolvimento da sociedade na pauta, já que é a agricultura uma das maiores forças econômicas que move o RS. “A criação de um Comitê específico para tratar do tema da estiagem é essencial para tratar de outros assuntos que envolvem a pauta, como o Plano Safra, subsídio e as dívidas que já estão se acumulando” afirmou Zé Nunes.

Para o deputado Edegar Pretto, é necessário um olhar especial para este setor. “Vamos pedir uma agenda com o Governo do Estado pois existem propostas viáveis para o setor e que só dependem do governo. Por exemplo, a compra institucional de alimentos dos agricultores vai criar um mecanismo para combater a fome, que já está crescendo no RS e no país”.

Representantes das entidades relataram reunião que tiverem na última semana com a Ministra da Agricutura, Tereza Cristina e com o Secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho. Na pauta a ajuda emergencial para a agricultura familiar, visto que o problema da estiagem se soma a pandemia Covid-19.

Entre as demandas ao Governo Federal está o crédito para cooperativas e para os agricultores familiares, a prorrogação das dívidas, aquisição de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos e um Plano Safra específico para a agricultura familiar. Já, em âmbito Estadual, foi solicitado a constituição de um comitê estadual para tratar da estiagem; renegociação das dívidas referentes ao Funterra, Feaper e troca-troca de sementes; implementação de um Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual e operacionalizar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); água e alimentação aos animais, além do Plano Camponês.