Escolha uma Página

Campanha Máscara Roxa é lançada para 35 cidades do Vale do Taquari

A luta pelo fim da violência contra as mulheres ganha força no Vale do Taquari com o lançamento regional da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem os agressores em farmácias. A atividade, promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, ocorreu nesta sexta-feira (14) para as 35 cidades de abrangência da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
Segundo o deputado estadual Edegar Pretto (PT), coordenador do Comitê, o objetivo do lançamento, realizado de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus, é mobilizar os poderes locais e a sociedade civil para impulsionar a campanha. “Queremos que todos os municípios gaúchos tenham ao menos uma Farmácia Amiga das Mulheres, que possam ser um canal de denúncia para ajudar vítimas de violência doméstica. O engajamento de todos é importante para fazermos com que os agressores recuem, e não as mulheres”.
O coordenador explicou que a Campanha Máscara Roxa foi motivada por uma recomendação da ONU, que orientou a seus países a constituição de políticas de enfrentamento à violência doméstica, devido ao aumento e à subnotificação dos casos em nível mundial neste período de isolamento. “O agressor passa mais tempo em casa e as mulheres têm dificuldade de ir numa delegacia, de sair de casa para pedir ajuda”.
No RS, o Comitê ElesPorElas optou pelo envolvimento das farmácias como canais facilitadores da denúncia, porque elas permanecem abertas mesmo em situações de lockdown por serem serviços essenciais. Pretto ressaltou que, se a vítima tiver alguma dificuldade de ir até uma farmácia participante da campanha, as denúncias podem ser feitas por familiares ou amigos.
Até o momento, 17 denúncias foram recebidas em farmácias de 15 municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Casca, Charqueadas, Pinhal, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Taquari, Venâncio Aires e Vitória das Missões.
“As mulheres estão com dificuldades de sair da condição de sofrimento e de violência. Por isso constituímos essa rede de apoio, com o envolvimento do poder público, da sociedade civil e das farmácias. Nós somos o único estado brasileiro com essa política pública, que oferece um canal alternativo de denúncia e garante um procedimento discreto e seguro”, salientou.
A Campanha Máscara Roxa também foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no RS durante o isolamento social. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídios no estado. “É uma situação assustadora e inaceitável”, disse Pretto.
Como funciona a campanha
Lançada no dia 10 de junho no RS, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.400 unidades de seis redes envolvidas – Associadas, Agafarma, Vida, Preço Mais Popular, Tchê Farmácias e Líder Farma. No Vale do Taquari, 23 dos 35 municípios já possuem estabelecimentos participantes.
Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é o código para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.
Edegar Pretto lembrou que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. “Quanto mais portas abertas tivermos, mais possibilidade as mulheres terão de denunciar e os agressores se sentirão mais cercados”. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 ou [email protected]
Participações
O lançamento regional contou com a participação de representantes de órgãos de segurança, Poder Judiciário, Legislativo, movimentos de mulheres, proprietários de farmácias, lideranças locais, trabalhadores da imprensa e representações de instituições e da sociedade.
Representando o Ministério Público, a promotora de justiça Ana Emília Villanova, de Lajeado, comentou que houve um aumento da violência doméstica neste período de pandemia no estado e que essa situação interfere não apenas na vida das mulheres, mas de toda a sua família e da sociedade. Ela destacou ainda que a Campanha Máscara Roxa propicia um lugar de fácil acesso para a vítima fazer a denúncia.
A defensora pública Márcia Cunha de Sá, representando a Defensoria Pública do Estado e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do RS (Adpergs), afirmou que a instituição tem o dever de auxiliar as vítimas de violência na fase policial, assistindo-a no requerimento de medidas protetivas de urgência, e nas demandas cíveis que podem surgir do conflito.
A delegada Márcia Bernini, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Lajeado, disse que a campanha, além de propiciar mais um canal de denúncia às vítimas, está engajando a sociedade na causa do fim da violência contra as mulheres. “Existe um alcance da informação, da integração da sociedade nessa causa. A gente precisa de uma mudança cultural, e esse é o caminho”.
Farmacêutica de Encantado e representante das Farmácias Associadas, Aline Magerl disse que os empresários da rede têm forte compromisso com a questão social das comunidades e que, por esse motivo, é aliada do Comitê Gaúcho ElesPorElas na Campanha. “Estamos em vários municípios, fazendo com que a Máscara Roxa chegue em todo o RS. E nesse momento de pandemia, também é nosso papel atuar pelo fim da violência contra as mulheres”.
Prefeito de Imigrante e presidente da Amvat, Celso Kaplan ressaltou que a associação apoia a iniciativa e que trabalhará para impulsioná-la ainda mais e ampliar o número de farmácias com adesão na região. “Estaremos juntos, acompanhando e fazendo com que o Vale do Taquari sirva de exemplo nessa campanha”.
O vereador Luciano Moresco de Encantado, representando o poder Legislativo da região, destacou que, apesar da violência doméstica estar presente em todas as classes sociais, é mais visível na população com maior vulnerabilidade social. Ele falou ainda que é fundamental tratar desse tema junto à educação, em eventos e escolas.
Professora do Curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado, a delegada aposentada Elisabete Barreto Müller contou que os seus acadêmicos estão engajados na campanha, através do projeto de extensão da Lei Maria da Penha. “Eles tomaram a frente, fizeram uma lista de todas as farmácias de Lajeado e foram atrás, sensibilizando-as para aderirem à campanha. Essa causa é de todos nós. Temos que abraçar como Vale do Taquari, como estado do Rio Grande do Sul”.
Representando os movimentos sociais, Vanderleia Nicolini, da direção estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), relatou que no campo, assim como na cidade, também ocorrem várias formas de violência contra as mulheres e que na zona rural os casos aumentaram na pandemia. “A campanha é uma forma delas fazerem a denúncia e pedirem ajuda”.
Também participaram do lançamento regional a juíza-corregedora do Tribunal de Justiça do RS, Gioconda Fianco Pitt; o major da Brigada Militar Fábio Kuhn; a supervisora da Emater/RS-Ascar, Elizângela Teixeira; e a coordenadora do setor de Assistência Social da Diocese de Santa Cruz, Dianefer Schwendler.
Outros lançamentos regionais
Até o final de agosto, o Comitê Gaúcho da ONU Mulheres também lançará a Campanha Máscara Roxa para as regiões Centro Serra, Turismo da Serra, Campos de Cima da Serra, Nordeste e Vale do Rio Pardo. Os lançamentos virtuais já ocorreram às regiões Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Paranhana, Vale do Rio dos Sinos, Norte, Centro, Celeiro, Sul, Planalto, Alto da Serra do Botucaraí, Serra, Litoral Norte, Carbonífera, Vale do Caí, Alto Uruguai, Missões, Alto Jacuí, Planalto Médio e Vale do Taquari, abrangendo ao todo 435 cidades.
Dos 35 municípios do Vale do Taquari, 23 possuem Farmácias Amigas das Mulheres
– Arroio do Meio: Rede Vida / Farmácias ESF / Tchê Farmácias
– Arvorezinha: Rede Vida / Agafarma
– Bom Retiro do Sul: Farmácias Associadas
– Colinas: Rede Vida
– Encantado: Farmácias Associadas / Rede Vida / Tchê Farmácias / Preço Mais Popular
– Estrela: Farmácias Associadas / Rede Vida / Asterfarma / Farmácia Estrela / São João / Tchê Farmácias
– Fazenda Vilanova: Rede Vida
– Forquetinha: Rede Vida
– Imigrante: Rede Vida
– Lajeado: Farmácias Associadas / Rede Vida / Farmácias Vigore / Agafarma / Preço Mais Popular / Asterfarma
– Marques de Souza: Farmácias Associadas
– Muçum: Rede Vida
– Nova Bréscia: Farmácia e Cia
– Paverama: Farmácias Associadas
– Poço das Antas: Rede Vida
– Pouso Novo: Farmácias Associadas
– Progresso: Rede Vida
– Roca Sales: Farmácias Associadas / Tchê Farmácias
– Santa Clara do Sul: Farmácias Associadas / Rede Vida
– Tabaí: Rede Vida
– Taquari: Farmácias Associadas / Rede Vida
– Teutônia: Farmácias Associadas / Rede Vida / Laboratório Pinheiro / Agafarma
– Westfália: Rede Vida