Escolha uma Página

Assembleia temática da campanha de Edegar Pretto aponta propostas para a inovação e desenvolvimento

Na noite desta terça (16) a coligação Frente da Esperança, realizou a segunda assembleia temática para debater propostas para o programa de governo do candidato Edegar Pretto. Em formato híbrido, o encontro reuniu uma centena de participantes no auditório do Comitê de Campanha em diálogo com participantes da sala virtual. O tema da noite foram as propostas para  inovação, sustentabilidade e retomada do desenvolvimento.

A plenária contou com a participação de especialistas, lideranças de organizações populares, organizações não governamentais, lideranças de diferentes setores – entre eles o ambientalista -, dirigentes das centrais e sindicatos e representantes de movimentos sociais organizados. A preocupação com o meio ambiente se fez presente no conjunto das propostas apresentadas, evidenciando a compreensão de que não há desenvolvimento sem sustentabilidade.

Durante a assembleia, a coordenação do Programa de Governo recebeu documentos com contribuições dos seguintes movimentos e entidades: Plataforma de Água e Energia; Coalizão pelo Pampa e Associação dos Servidores do IBAMA; Comitê de combate à Megamineração no RS;  Instituto Curicaca; Associação dos Servidores da SEMA – Assema; Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais;  Agapan; Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis; Associação Brasileira de Agroecologia – Região Sul; Associação dos Funcionários da Fundação Zoobotânica; Associação de Proteção do Ambiente do Vale do Gravataí.

Além da assembleia temática, a sociedade gaúcha pode participar da elaboração de propostas para o eixo da inovação, sustentabilidade e retomada do desenvolvimento sem precisar sair de casa, através do seu computador ou celular, acessando a plataforma de participação popular Decidim Povo clicando AQUI.

Primeira assembleia debateu agricultura e desenvolvimento agrário 

A primeira assembleia temática aconteceu no dia 8 de agosto e debateu as propostas para a agricultura e desenvolvimento agrário. A atividade contou com a participação de representantes dos diferentes movimentos e entidades ligadas aos setores produtivos do campo. Ao abrir os trabalhos, o candidato a governador Edegar Pretto ressaltou a importância de momentos como aquele, de construção coletiva de soluções para o Rio Grande. “Quero convidar vocês para fazermos tudo o que podemos fazer. Precisamos de um Plano de Governo ousado, para colocar o Estado a serviço de quem produz comida”, incentivou Edegar.

Dos diálogos produzidos nesta temática, foram elencados desafios e estratégias para a promoção do desenvolvimento no campo nos próximos quatro anos. Uma das prioridades é a retomada do Plano Safra Estadual e, junto com o presidente Lula, retomar o Plano Safra Nacional, com foco na produção de alimentos, na inovação tecnológica e na transição ecológica. Outro desafio apontado é o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, incentivando a produção que retenha água no solo e com programas de armazenamento de água e irrigação, em sintonia com a preservação ambiental. Outras questões elencadas foram a manutenção da juventude no campo, o apoio ao cooperativismo, a promoção da reforma agrária, o apoio à pesca artesanal e aos povos tradicionais.


Para enviar propostas para a agricultura e o desenvolvimento agrário é só clicar AQUI.