Escolha uma Página

ARTIGO: Um novo tempo

Artigo publicado no jornal Zero Hora em 15/12/2022

Quando penso no resultado das eleições, em que Lula foi eleito presidente, lembro do que passamos para chegar aqui. Lembro da senhora na fila do supermercado, que reclamava do preço da comida e precisava parcelar o rancho. Lembro da mãe que dava café para o filho porque o leite custava caro. Recordo do sofrimento das famílias do campo com a produção perdida pelas secas. Também lembro dos dias aterrorizantes da pandemia, do sofrimento de milhões, com hospitais cheios e as mortes frequentes.

Além das dificuldades, enfrentamos o orçamento secreto, o uso da máquina pública e a coação. Mas vencemos, porque trabalhamos com esperança, alegria e determinação. Tenho orgulho de ter participado ativamente desta vitória, como candidato a governador do Rio Grande do Sul. Liderei uma frente ampla responsável por 1,7 milhão de votos no primeiro turno. E que se ampliou, no segundo, para fortalecer a eleição de Lula.

Ele não venceu a eleição no RS, mas aumentou a votação em comparação com Haddad em 2018, em 700 mil votos. E venceu na capital com 53% dos votos válidos. Em 2018, Bolsonaro havia vencido em Porto Alegre. Estes são os frutos da frente ampla: PT, PSOL, PV, Rede e PCdo B, e que no segundo turno se somou o PSB, PDT, Solidariedade e Avante.

Lula ainda contou com a garra incansável de Olívio Dutra. Este 2022, que ficará marcado por sua vitória, para mim também será marcado por Olívio, que aos seus 81 anos, mesmo depois de já ter contribuído tanto por este estado, saiu às ruas, candidato a senador, para fortalecer a nossa democracia, o nosso projeto e a candidatura de Lula.

É este exemplo que tenho, que me faz olhar para o futuro com mais esperança. Seguirei em frente, com a responsabilidade dos votos que tive, contribuindo no que for possível com o novo governo de Lula, para superar as dificuldades que herdaremos, para olhar para os que mais precisam, para construir um novo tempo, com mais alegria, paz e fartura. Para construir um novo tempo para o nosso estado e nosso país.

Edegar Pretto
Deputado Estadual