Escolha uma Página

“Sou milhares de histórias…”, conheça as curiosidades do jingle de pré-campanha de Edegar Pretto

Uma pré-campanha e campanha eleitoral são lembradas normalmente pela disputa, mas se há algo que marca, que fica na cabeça e muitas vezes se torna inesquecível são os jingles, as batidas que identificam a força e a esperança do momento. 

Em 89 o PT marcou história com a música “Lula Lá”, no Rio Grande do Sul, o jingle “Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo”, também ficou na lembrança, de uma campanha vitoriosa que levou ao Palácio Piratini novamente os governos populares. 

A pré-campanha de Edegar Pretto é marcada por um jingle de novos ventos, de uma mudança geracional que carrega a marca dos legados de Olívio Dutra e Tarso Genro, levando ao campo e a cidade o sentimento de esperança, a partir do nome forte e da capacidade de Edegar Pretto em dialogar com inúmeros setores, mas principalmente seu dom de ouvir as pessoas. 

Ao expressar o momento em que vivemos, o jingle da pré-campanha inicia em tom baixo, quase frio, representando a falta de políticas e de um governo que verdadeiramente se preocupe com a sua gente. Mas a grande virada se dá com um ritmo alegre, de energia, envolvente, que apresenta ao povo gaúcho aquilo que ele tem de melhor, a hospitalidade, coragem, energia e esperança. 

Na voz forte e marcante de uma mulher, o Rio Grande é apresentado a um novo nome, que exalta sua origem, mas que pensa em um Rio Grande do Sul moderno, desenvolvido a partir de políticas públicas possíveis e capazes de transformar a vida dos gaúchos e gaúchas. 

Nosso jingle de pré-campanha ainda será apresentado em outras versões, em outros ritmos, para que você possa ouvir o que preferir, e compartilhar com a gente o que mais faz o seu estilo. 

Do jingle ao Plano de Governo, nossa caminhada é colaborativa, feita com muito diálogo e ouvindo as trabalhadoras e trabalhadores do Rio Grande do Sul, gente como você, que faz toda a diferença para que o Rio Grande volte a ser ainda mais grande! 

 

Conheça 13 curiosidades sobre nosso jingle:

1 – O jingle relata o momento em que vivemos, mas reflete toda a esperança em dias melhores;

2 – A união do povo gaúcho, se dá a partir do trecho que reforça, onde todos somos “um só coração”;

3 – A letra do jingle e as suas imagens fazem um passeio completo pelo Estado, começando no interior indo até a cidade e destacando elementos naturais como vegetação, água, terra e ar.

4 –  O ritmo sertanejo, com leve destaque para a gaita, foi inovador, e está entre os ritmos mais tocados nas plataformas digitais de música no Brasil e principalmente no Rio Grande do Sul nos últimos anos; 

5 – Foi um desafio encaixar o nome “Edegar Pretto”, mas mais incrível ainda foi nosso refrão com Edegar e Lula juntos!; 

6 – Os novos ventos, nos remetem ao sentimento de mudança que já chegaram em outros países da América Latina, como Perú, Argentina e Honduras; 

7 – Nosso jingle representa a mudança, o novo, sem jamais esquecer os legados do passado;

8 – O jingle inicia em tom baixo, mas seu refrão explode a alegria e esperança de um povo que não baixa a cabeça e acredita no futuro com Edegar e Lula;

9 – A voz feminina forte, foi pensada também a partir do trabalho realizado por Edegar desde seu primeiro mandato, pelo fim da violência contra as mulheres; e vale destacar que vozes femininas tem obtido cada vez mais destaque e protagonismo;

10 – O jingle reforça o nome de Edegar, e te convida para conhecer um homem que ama a sua terra e que trabalha para que o Estado e seu povo voltem a ser valorizados;

11 – A mudança geracional traz a bagagem de outros governos populares, mas também o legado e exemplo de Adão Pretto, pai de Edegar;

12 – As “milhares de histórias” apresentadas no jingle, são as milhares de pessoas que já acolheram Edegar durante as andanças por todas as regiões do RS;

13 – Nosso jingle é inclusivo, tem a tradução em libras e também #PraCegoVer , efetivamente unindo em um só coração todo o povo gaúcho. 

Clique AQUI, ouça e encante-se pelo novo com a gente! Sinta os novos e bons ventos de esperança e embarque conosco neste novo momento, onde o Rio Grande do Sul caminha em direção a retomada de seu protagonismo!

 

Texto: Jornalista Daia Roldão.

Imagem: Reprodução clipe

———————————————————-

Jingle: “Agora é Edegar & Lula”

Eu sou o novo.

Sou o novo amanhecer.

Sou milhares de histórias

na memória trago cada passo 

desse chão por onde andei.

Trago em mim a dor de ver o meu povo sofrendo assim.

Mas eu trago amor, de um sonho grande e a esperança vai vencer.

Não tem jeito, agora a gente tem a força. 

De um povo junto, um só coração.

Uma nova aurora, uma nova voz, 

é que o novo  traz o vento da mudança.

 

Meu Rio grande, te levo no meu peito, eu vivo por você.

Agora é é Edegar Pretto, pra vencer com Lula lá.

Agora é é Edegar Pretto, coração grande e vencedor. 

Agora é é Edegar Pretto, pra vencer com Lula lá.

Agora é é Edegar Pretto, Rio Grande do Sul ó meu amor.

 

Em cada coração bate forte

o desejo que tem nome de mudança.

Nosso estado pede mais respeito

mais cuidado, mais amor, mais esperança.

Mas agora é com Edegar Pretto e Lula

que o nosso Rio Grande Sul se levanta!

 

Agora é é Edegar Pretto, pra vencer com Lula lá.

Agora é é Edegar Pretto, coração grande e vencedor. 

Agora é é Edegar Pretto, pra vencer com Lula lá.

Agora é é Edegar Pretto, Rio Grande do Sul ó meu amor.

 

———————————————————-

Algumas imagens do clipe:

#PraCegoVer : Um chimarrão sendo servido com a água quente direto da chaleira; a foto de uma mulher indígena; a foto de uma mulher negra, com a bandeira do Rio Grande do Sul nos ombros e fazendo o L de Lula; uma imagem aérea do Parque da Redenção, em Porto Alegre.