Escolha uma Página

PT reafirma disposição em dialogar com PSol

Com o objetivo de fortalecer a Federação Brasil Esperança e unir as forças progressistas do RS, a executiva estadual do PT-RS divulgou, nesta quarta-feira (06), uma nota em que afirma incorporar os três pontos programáticos apresentados pelo PSol ao Plano de Governo da Federação Brasil Esperança em âmbito estadual, que são: a revisão da adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal – mas sobretudo o não pagamento da dívida pública, que já foi paga –, o fim das isenções fiscais às grandes empresas e uma reforma agrária e urbana sob controle das organizações dos trabalhadores. Os pontos constam na nota publicada pelo PSol em seu site.

De acordo com a nota, “o alinhamento programático é um indicativo da necessidade de manutenção das tratativas entre os partidos no sentido de garantir a ampliação da aliança visando as disputas ao Senado e Governo Estadual. O PT-RS reafirma sua disposição de diálogo com o PSol e a importância do partido em indicar um candidato ao Senado, que garantirá autonomia ao PSol em uma campanha majoritária”. Ainda conforme a nota, a unidade do campo popular é estratégica no combate ao bolsonarismo.

A nota do PT também afirma que “enfrentar a fome, o desemprego e o descontrole da inflação é um desafio urgente e somente uma sólida aliança vai viabilizar a execução de ações imediatas no Rio Grande do Sul e no Brasil”. E reforça que a pré-candidatura de Edegar Pretto ao Governo do Estado conta com o apoio incondicional dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro e do senador Paulo Paim.

Ainda segundo a nota, a indicação de um nome ao Senado por parte do PSol “aumentará consideravelmente a perspectiva de vitória para o campo popular no nosso estado. A unidade em torno da eleição de Lula, que conta com a participação fundamental do PSol, precisa ser reproduzida no Rio Grande do Sul”.