Escolha uma Página

Festa Nacional da Uva é um dos indicadores de retomada dos grandes eventos no RS, diz Edegar Pretto

Cultura, gastronomia, diversidade e celebração do legado dos imigrantes italianos são alguns dos inúmeros destaques da Festa da Uva, tradicional evento comunitário que é símbolo de Caxias do Sul e do estado. O deputado Edegar Pretto (PT), que é pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul, cumpriu uma extensa agenda no evento, nesta quinta-feira (03), e falou da importância da viticultura e da indústria metalmecânica para o desenvolvimento do RS.

“Caxias tem essa característica muito positiva que é a diversidade, porque além do polo metalmecânico tem também uma agricultura muito forte, especialmente a agricultura familiar, com a uva que é o símbolo dessa região potente. Esse ambiente da festa também é uma forma de homenagear os imigrantes de origem italiana, que povoaram essa região e que com o seu valoroso trabalho contribuíram para que essa parte do estado seja tão desenvolvida, pujante e consiga mostrar todo o seu potencial”, afirmou o parlamentar.

A visita aos pavilhões da Festa da Uva começou pelo estande da Prefeitura de Caxias do Sul, onde o deputado foi recebido pelo prefeito Adiló Didomenico. Acompanhado pelos vereadores do Partido dos Trabalhadores do município, Lucas Caregnato e Denise Pessôa, do deputado estadual Pepe Vargas, da presidenta do PT Joceli Veadrigo (Píccola) e de lideranças locais, Pretto visitou ainda o estande da Câmara dos Vereadores e diversos espaços da indústria e tecnologia, economia local e agricultura familiar.

Segundo o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, um dos desafios para a realização desta edição foi a questão da retomada da economia, depois desses dois anos de pandemia. “Para que possamos ter orçamento na saúde, a gente tem que fazer a economia girar. E este foi um dos desafios que nos foi lançado como organizadores da festa, que nos 17 dias movimenta cerca de R$ 200 milhões para o município de Caxias do Sul. Se formos pensar em região, essa conta passa de R$ 1 bilhão”, calculou.

Para Pretto, a Festa da Uva tem essa expressão de evento que marca, aos poucos, a retomada da economia com a força dos empreendedores e do povo trabalhador, que constrói a região. “Caxias do Sul é o segundo maior município do Rio Grande do Sul e segundo com maior PIB do estado. É com essa disposição de dialogar e construir um Estado que seja um parceiro de setores produtivos, que nós estamos aqui vendo com alegria essa retomada do desenvolvimento econômico”, ressaltou o deputado.

Além de uma série de entrevistas à imprensa local, Edegar Pretto também foi recebido pela corte da festa, representada pela rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann. O encerramento da sua estada em Caxias do Sul foi com o desfile cênico musical, que conta a história do município, passando pela cultura da região desde a chegada dos imigrantes até o momento atual. As soberanas passaram uma mensagem que simboliza esperança ao pós-pandemia e retomada dos eventos, com homenagem, em especial, ao setor de saúde, que teve um papel fundamental nessa crise sanitária.

A 33ª Festa Nacional da Uva teve início no dia 18 de fevereiro e se estende até o dia 6 de março, no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.