Escolha uma Página

Edegar Pretto: “O Estado precisa garantir o funcionamento dos pequenos comércios”

No segundo dia de compromissos na Região Central, o deputado Edegar Pretto visitou o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB). “Estamos buscando o diálogo, pois há uma necessidade de reconstrução dos setores produtivos. Nossa caminhada é com transparência e respeitando as opiniões contrárias”, disse o deputado. O prefeito saudou a visita e disse que ficou feliz ao saber da pré-candidatura de Edegar Pretto ao governo do Estado. “Os partidos precisam criar lideranças. Tu representa renovação, uma nova geração”, ressaltou Pozzobom.

Edegar falou sobre a Lei das Agroindústrias Familiares (Susaf). Lembrou que em 2011 Pozzobom fez o parecer favorável ao projeto de sua autoria, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, que foi aprovado em plenário e virou lei. Hoje existem 165 municípios com Susaf e quase 250 agroindústrias familiares credenciadas que produzem alimentos com o selo de certificação.

Também participaram do encontro, o vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSL), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a vereadora Marina Callegaro (PT), o vereador Valdir Oliveira (PT), o ex-vereador Luciano Guerra (PT), e o presidente do PT de Santa Maria, Sidinei Cardoso.

Logo após o encontro com  Pozzobom, Edegar Pretto almoçou com lideranças políticas, profissionais liberais, pequenos empresários e integrantes do Partido dos Trabalhadores no município. Edegar lembrou das conquistas positivas dos governos do Estado petistas, como a realização de concurso público em todas as áreas. Falou também da necessidade de apoiar os pequenos negócios. “Pesquisa mostra que em um ano 25% dessas micro e pequenas empresas encerraram as atividades”, lamentou.

O tema diz respeito à pesquisa divulgada dias atrás pelo Sebrae RS, apontando que 675 mil pequenas empresas fecharam suas portas no Rio Grande do Sul. Como exemplo de proposta para que o setor não ficasse desamparado, Pretto citou o projeto da bancada do PT na Assembleia Legislativa para um programa de financiamento com juros subsidiados para profissionais autônomos, MEIs, micro e pequenas empresas.

O deputado acrescentou que o projeto, que ainda tramita no parlamento, representa um socorro ao setor neste momento de crise econômica gerada pela pandemia e abandono dos governos. “Nosso compromisso é ajudar o RS, apontando caminhos possíveis para superar a crise e promover a retomada. É uma proposição viável que precisa ter urgência de tramitação. O Estado precisa fazer a sua parte para garantir a manutenção e o funcionamento dos pequenos comércios”, afirmou.

Ainda na região Centro, Edegar Pretto esteve no município de Ivorá, onde encontrou o prefeito Saulo Piccinin (PT); o vice-prefeito de Pinhal Grande, Selmar Roque Durigon (PT); e vereadores. Na reunião trataram de temas sobre desenvolvimento regional.