Escolha uma Página

Edegar Pretto cumpre agenda de trabalho em Portão

Dando continuidade à agenda de diálogos com a população gaúcha, o deputado estadual Edegar Pretto esteve nesta sexta-feira (03/12) no município de Portão. Desde que foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como pré-candidato ao Governo do Estado em 2022, o parlamentar tem realizado uma série de agendas para apresentar o movimento “Rio Grande e presente para toda a sua gente”, com a intenção de escutar a população e as demandas dos diversos setores do estado. “É a partir desses encontros que vamos construir, no momento oportuno, um programa de governo que atenda as necessidades reais e prioritárias da nossa gente”, afirmou.

Na Fundação Hospitalar Educacional e Social de Portão (FUHESP), Pretto foi recebido pela presidente da instituição Regina Roese, e pelo diretor-executivo Renaro Freitas Teixeira, que falaram sobre os desafios enfrentados pelo hospital, principalmente nos momentos mais intensos da pandemia, quando precisaram adquirir respiradores e se adaptar para poder atender a pacientes graves, já que o hospital não possui Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“O chamado ‘custo Covid’, que é o encarecimento dos insumos e o aumento das internações de pessoas, que devido à pandemia não tiveram acesso a outros serviços de referência, elevou muito as nossas despesas”, disse o diretor-executivo. Para ele, é fundamental que o poder público garanta mais orçamento, já que o Hospital de Portão é 100% SUS e presta atendimento a 40 municípios na área de cirurgia geral e, na área de oftalmologia, atende a 27 municípios da região. “A nossa gestão já fez muitas melhorias e incremento de serviços, recebemos repasses de emendas do senador Paulo Paim e do deputado federal Dionilso Marcon, e agora estamos captando recursos para o nosso projeto de reforma do setor de urgência e emergência”, explicou Renaro.

No Loteamento Parque das Hortênsias, Edegar Pretto conversou com moradores, caminhou pelas ruas e falou da importância de programas de habitação como este, que é oriundo do Programa Minha Casa Minha Vida. “Ações desse tipo nos enche de orgulho dos nossos governos petistas, Lula e Dilma, porque as famílias com menor renda puderam realizar os seus sonhos, de ter uma casa própria. O subsídio público permitia a compra com parcelas mais baixas e que cabiam no bolso dos trabalhadores”, ressaltou Edegar Pretto.

A construção dos imóveis do Parque das Hortênsias teve duas fases: na primeira foram 108 casas, e na segunda outras 100 moradias. Ao todo o município de Portão contratou cerca de 1.500 unidades habitacionais através do Programa Minha Casa Minha Vida.

Acompanharam as atividades em Portão o vereador João Pedro Gaspar dos Santos, o JP (PT); o presidente do Partido dos Trabalhadores de Portão, Clério Von Muhlen, e a vice-presidente da Associação Cultural Afro de Portão, Margarete Pereira.