Escolha uma Página

Campanha Máscara Roxa é lançada para 33 cidades das fronteiras Oeste e Noroeste do RS

A Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem os agressores em farmácias, foi lançada nesta quinta-feira (6) para 33 cidades de abrangência das associações dos municípios da Fronteira Oeste (Amfro) e Fronteira Noroeste (Amufron), no Rio Grande do Sul. A atividade, que aconteceu de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus, foi promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.
Conforme o deputado estadual Edegar Pretto (PT), que coordena o Comitê, o objetivo do lançamento, que já ocorreu para 369 cidades, é mobilizar os poderes locais e a sociedade civil para impulsionar a campanha. “Queremos ampliar o número de farmácias que oferecem esse serviço seguro e discreto, para ajudar as mulheres vítimas de violência”. Até o momento, mais de 1.400 estabelecimentos já fazem parte da iniciativa.
O parlamentar explicou que a Campanha Máscara Roxa foi motivada por uma recomendação da ONU, que orientou a seus países a constituição de políticas de enfrentamento à violência doméstica, devido ao aumento e à subnotificação dos casos em nível mundial neste período de isolamento. A compreensão é de que as vítimas não estão conseguindo acessar os canais convencionais para denunciar, por passarem mais tempo em casa com os agressores.
No RS, o Comitê ElesPorElas optou pelo envolvimento das farmácias como canais facilitadores da denúncia, porque elas permanecem abertas mesmo em situações de lockdown por serem serviços essenciais. Pretto ressaltou que, se a vítima tiver alguma dificuldade de ir até uma farmácia participante da campanha, as denúncias podem ser feitas por familiares ou amigos.
“As mulheres estão com dificuldades de sair da condição de sofrimento e de violência. Não é fácil para elas denunciarem o seu companheiro, o pai dos seus filhos, o seu marido. Tem que ter uma rede de proteção, para que ela possa sair dessa condição. A nossa campanha oferece um canal alternativo e garante um procedimento discreto e seguro”, salientou.
Até o momento, 17 denúncias foram recebidas em farmácias de 15 municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Casca, Charqueadas, Pinhal, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Taquari, Venâncio Aires e Vitória das Missões.
A Campanha Máscara Roxa também foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no RS durante o isolamento social. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.
Como funciona a campanha
Lançada no dia 10 de junho no RS, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela tem o apoio de todos os poderes, do Movimentos de Mulheres e da Agência Moove, que criou todas as peças publicitárias.
A campanha começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.400 unidades de seis redes envolvidas – Associadas, Agafarma, Vida, Preço Mais Popular, Tchê Farmácias e Líder Farma. Na Fronteira Noroeste, 12 dos 20 municípios possuem estabelecimentos participantes. Já na Fronteira Oeste, sete dos 13.
Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é o código para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.
Edegar Pretto lembrou que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. “As farmácias não pagam nada para prestar esse serviço e, ao encaminharem às denúncias à Polícia Civil, os atendentes ficam no anonimato”, garantiu. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 | [email protected]
Participações
O lançamento regional contou com a participação de representantes de órgãos de segurança, Poder Judiciário, Legislativo, movimentos de mulheres, proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade.
Promotora de Justiça de Alegrete, Luiza Losekann disse que a violência doméstica é uma fenômeno complexo e que campanha é mais uma iniciativa que busca propiciar uma atuação mais efetiva no seu enfrentamento. “Quanto mais meios de acesso tiver, mais estimulada, mais empoderada e mais segura a mulher vai ficar na hora de denunciar.”
A delegada Caroline Huber, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Uruguaiana, reforçou que as mulheres têm dificuldades de denunciarem os agressores neste período de pandemia e que a região está preparada para atender as demandas da campanha. “A polícia passa as informações para as delegacias especializadas e fazemos a busca ativa e imediata o mais breve possível, em menos de 24 horas.”
Prefeito de Boa Vista do Buricá e presidente Amufron, Vilmar Sidinei Horbach defendeu que todas as comunidades devem se engajar à Campanha Máscara Roxa. “A nossa associação está à disposição para que possamos dar continuidade ao trabalho e pensar a segurança das mulheres.”
Representando as Farmácias Associadas, a farmacêutica Suelen Pando, de Santana do Livramento, destacou que a rede está presente na maioria dos municípios gaúchos e é composta de pequenos empresários, que têm forte ligação com as causas sociais das comunidades. “Estamos muito felizes de fazer parte dessa mobilização, pois também temos o papel de atuar para minimizar a violência contra as mulheres.”
Gerente regional da Emater/RS-Ascar, de Santa Rosa, Renato Nedel frisou que a entidade luta contra a violação dos direitos humanos e que, através de seus extensionistas, chega com facilidade a famílias em todos os cantos do estado. “Isso faz com que a Emater tenha a obrigação de auxiliar nessa rede de proteção, para o fortalecimento das mulheres que sofrem com essa violação.”
Também participaram do lançamento o juiz da Comarca de Alegrete, Rafael Echevarria Borba; a prefeita de Maçambará Adriane Schramm; a defensora pública Liseane Hartmann; a vereadora de Alegrete Maria do Horto, representando o poder Legislativo das duas regiões; a secretária-geral do Cpers/Sindicato, Cândida Rossetto; o tenente-coronel Alexandre Brite, representando a Brigada Militar; a diretora do Semapi Cecília Bernardes; a defensora Luciana Badra, representando a Associação dos Defensores Públicos do Estado do RS; e a assentada Natalina Feldkircher, representando os movimentos populares.
Outros lançamentos regionais
Até o final de agosto, o Comitê Gaúcho da ONU Mulheres também lançará a Campanha Máscara Roxa para as regiões Planalto Médio, Alto Jacuí, Vale do Taquari, Centro Serra, Turismo da Serra, Campos de Cima da Serra, Nordeste e Vale do Rio Pardo. Os lançamentos virtuais já ocorreram nas regiões Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Paranhana, Vale do Rio dos Sinos, Norte, Centro, Celeiro, Sul, Planalto, Alto da Serra do Botucaraí, Serra, Litoral Norte, Carbonífera, Vale do Caí, Alto Uruguai, Missões, Fronteira Oeste e Fronteira Noroeste, abrangendo ao todo 369 cidades.
Dos 20 municípios da Fronteira Noroeste, 12 possuem Farmácias Amigas das Mulheres
– Alegria: Farmácias Associadas
– Boa Vista do Buricá: Farmácias Associadas / Agafarma
– Campina das Missões: Agafarma / Tchê Farmácias
– Doutor Maurício Cardoso: Vida Farmácias
– Horizontina: Farmácias Associadas
– Independência: Vida Farmácias
– Novo Machado: Agafarma
– Porto Lucena: Farmácia do Ita, da Rede Vida
– Santa Rosa: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias
– Santo Cristo: Agafarma
– Três de Maio: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Tchê Farmácias / Farmácia Eickhoff
– Tucunduva: Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias
Dos 13 municípios da Fronteira Oeste, 7 possuem Farmácias Amigas das Mulheres
– Alegrete: Farmácias Associadas / AV Farma / Preço Mais Popular
– Manoel Viana: Agafarma / Tchê Farmácias
– Quaraí: Agafarma
– Rosário do Sul: Agafarma
– Santana do Livramento: Farmácias Associadas / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias
– São Gabriel: Tchê Farmácias