Comunidade surda apresenta demandas a Edegar Pretto; a educação bilíngue é prioridade
Edegar Pretto, candidato ao governo do Estado pela Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede), esteve nesta segunda-feira (26) com representações da comunidade surda do Rio Grande do Sul.
Inicialmente, os representantes relataram os principais temas que o Movimento Surdo no Brasil enfrenta, especialmente no RS, que é o estado com o maior número de escolas de surdos de todo o país.
De acordo com as representações, o RS precisa ampliar a educação bilíngue nas escolas estaduais, pois assim, através da educação já na fase inicial, as pessoas surdas terão mais oportunidades de estudo, nas universidades e na vida.
Em espaço de fala, Edegar expressou estar muito feliz em receber as representações exatamente no Dia Nacional do Surdo, data instituída pelo presidente Lula em 2008. “Assumo com vocês o compromisso com a pauta da educação bilíngue no RS e da educação como um todo, pois a precariedade da estrutura das escolas é enorme. Quero ser governador e receber vocês no Palácio para conversar sobre essa pauta e pensar na melhor forma de executá-la.”