Escolha uma Página

Tecnologia desenvolvida em Frederico Westphalen vai ajudar agroindústrias com adesão ao Susaf

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) e integrantes da ADMAU – Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai, de Frederico Westphalen, apresentaram ao secretário de Agricultura do RS, Covatti Filho, a plataforma do SIM Digital. O sistema, desenvolvido pela Agência em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem funcionalidades necessárias para atender o processo que envolve a parte burocrática necessária para solicitação e liberação do registro das agroindústrias familiares no SIM – Sistema de Inspeção Municipal. Objetivo é facilitar o cadastro de produtores e seus empreendimentos, fiscais, responsáveis técnicos, prefeituras e gestores locais.
Edegar Pretto, autor do Susaf –  a Lei das Agroindústrias Familiares, diz que o SIM Digital foi pensado diante da dificuldade de fiscalização dos processos da agroindústrias que integram o Susaf. Hoje, a vistoria é feita por amostragem e de forma periódica. Já o sistema online vai otimizar o Susaf. Segundo ele, o SIM Digital possibilita o gerenciamento de arquivos e documentos envolvidos no processo, como memoriais descritivos e licenças. Também atende as necessidades de informatização das atividades rotineiras do SIM, principalmente aquelas relacionadas com a fiscalização, sanidade, exames laboratoriais, rastreabilidade, notas fiscais e quantificação da produção.
Com uma base de dados rica em detalhes sobre a legalização e fiscalização dos estabelecimentos, possibilita a geração de inúmeros relatórios e indicadores gerenciais. Com isso, proporciona agilidade na implantação do SIM nos municípios, melhora da qualidade dos serviços prestados, diminuiu o uso de papel, facilita as auditorias documentais e baixa o custo com assessoria aos municípios que têm gargalos de inspeção. “Todo o processo permite um maior controle de fiscalização, sem perder a qualidade dos produtos”, informou Pretto.
Conforme o diretor executivo da ADMAU, Eliseu Liberalesso, a demanda surgiu a partir da necessidade de organizar as agroindústrias familiares em rede, e ampliar os sistemas de inspeção nos 42 municípios de abrangência da Agência. O Médio Alto Uruguai é a região com mais municípios com adesão ao Susaf.
O secretário Covatti quer conhecer os detalhes da plataforma, e propôs um encontro entre técnicos da Secretaria com integrantes da ADMAU e UFSM. Disse que está organizando um mapa da agricultura no estado, e que a plataforma deve somar nesse trabalho.
Ao final do encontro, em Porto Alegre, o deputado Edegar Pretto sugeriu o secretário a lançar o SIM Digital na Expointer, durante um seminário sobre o Susaf que o mandato está organizando.