notícias noticias
notíciapré-candidato

Para Edegar Pretto, não tem milagre na saúde pública, é preciso investimento

04/07/2022 - 10h07min

O pré-candidato ao Governo do Estado, Edegar Pretto, esteve na Região das Missões neste final de semana. Entre os compromissos do roteiro, visitou o Hospital Santo Ângelo (HSA), onde foi recebido pela provedora da instituição, Isabel Cristina Santos Câmera, que falou das dificuldades enfrentadas para atender à população, situação que se agravou com a alta demanda de atendimentos durante a pandemia, em especial, nos períodos de pico da Covid-19.

Para Pretto, a qualidade da saúde pública precisa ser prioridade para qualquer governo e para isso não existe milagre, são necessários investimentos e compromisso com os repasses previstos em lei. “O governo gaúcho tem feito economia para se vangloriar que o estado teve superávit no ano passado, mas deixa de lado usuários do IPE, por exemplo, o que faz com que a demanda recaia sobre os atendimentos pelo SUS. O Estado tem que cumprir o seu papel sobre os sistemas de saúde. O Programa Assistir é um exemplo de políticas que não incluem a todos, porque  tira o cobertor de um lado para tapar o outro”, exemplificou.

A provedora do HSA entregou um documento ao pré-candidato, com necessidades do hospital, que também contribuirá para o plano de governo. “O nosso hospital tem um custo altíssimo. O nosso atendimento agora pós pandemia, está retornando a praticamente 90% pelo SUS, mas no pico da pandemia estava em 120% de atendimentos SUS. E agora estamos tentando retomar aos pouquinhos as cirurgias eletivas, que tinham sido suspensas durante o ano de 2021, por determinação do governador Eduardo Leite. E estamos tentando atingir essa demanda reprimida, que é em torno de 700 cirurgias, só da cidade de Santo Ângelo”, explicou Isabel.

A presidente do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos da Região Noroeste, Vanderli Aparecida Machado de Barros, que também participou da reunião, disse que não se faz saúde sem recursos. “É preciso olhar para as regiões. Sem isso não se pensa em desenvolvimento estratégico. Hoje vivemos um processo de subfinanciamento dos sistemas, e isso nos sufoca no trabalho de compras. Queremos continuar sendo um braço firme do SUS. A vida não tem preço, ela tem valor.”

Edegar Pretto, disse que o principal objetivo da visita ao município de Santo Ângelo é ouvir as comunidades e as suas demandas, porque entende que a gestão pública precisa ser construída com participação popular. “Estamos estabelecendo o diálogo e vamos levar as informações como subsídio para o nosso plano de governo.”

Além de integrantes da direção do hospital, também estiveram presentes o deputado estadual Jeferson Fernandes e o vereador de Santo Ângelo, Gilberto Corazza, ambos do PT.

O Hospital Santo Ângelo realiza, em média, três mil atendimentos e 600 internações por mês. A instituição filantrópica atende 24 municípios da região das Missões e disponibiliza mais de 40 serviços de saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares.

Outras agendas

Mais três compromissos marcaram a estada de Edegar Pretto em Santo Ângelo. Na Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde, foi recebido por trabalhadores e trabalhadoras que se dedicam à reciclagem de mais de 130 toneladas de lixo por mês.

Na Universidade Regional Integrada (URI), o pré-candidato visitou o Parque Científico e Tecnológico das Missões. Ainda na URI, Edegar Pretto realizou a assembleia popular regional da sua pré-campanha. O encontro reuniu mais de 600 pessoas, das regiões das Missões, Celeiro, Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial. As assembleias populares estão sendo realizadas em todo o estado para ouvir as prioridades das populações locais e incluí-las no plano de governo

Foto: Rafael Stedile


confira também
Governos Lula, Dilma, Olívio e Tarso dei…
08 ago 2022notíciapré-candidato

Palavra de gaúcho: Em debate, Edegar Pre…
08 ago 2022notíciapré-candidato

Candidatura de Edegar Pretto é registrad…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Eleições 2022: Edegar Pretto participa d…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Assembleias temáticas vão aprofundar Pla…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Olívio Dutra: o eterno governador de tod…
05 ago 2022notíciapré-candidato