Escolha uma Página

Chapa de Edegar Pretto inicia campanha e assume compromisso de reconectar o Estado com a população

Um grande ato público no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, marcou nesta terça-feira (16) a largada da campanha eleitoral de Edegar Pretto a governador, Pedro Ruas a vice, Olívio Dutra e seus suplentes Roberto Robaina e Fátima Maria ao Senado, na coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede Sustentabilidade).

A abertura oficial da campanha reuniu centenas de militantes, apoiadores e pré-candidatos a deputado e a deputada, no local que é referência histórica e símbolo dos encontros democráticos na capital gaúcha. Em seu discurso, Edegar Pretto revelou sua emoção e que carrega uma grande responsabilidade por representar os cinco partidos nesta disputa eleitoral, os quais “configuram uma unidade histórica no estado”. Ainda destacou que é a primeira vez que o PT e o PSOL estão unidos já no primeiro turno de uma eleição no Rio Grande do Sul.

“Nós formamos uma chapa histórica, e essa força política tem um significado para cada um e cada uma de nós. Eu quero ter o prazer de, no dia primeiro de janeiro do ano que vem, entrar no Piratini de braços erguidos com o Pedro Ruas, representantes dos nossos partidos e milhares de homens e mulheres, para restabelecer a conexão do Estado com o nosso povo”.

Edegar ressaltou que está à disposição para viabilizar, na prática, o desejo do PT de fazer a renovação política e uma troca geracional, honrando o legado que foi construído até aqui, com a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras. Acrescentou que ele e Pedro Ruas farão o possível para ter uma bancada potente na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, a fim de somar forças ao projeto de reconstrução do estado e país.

O candidato informou que o seu plano de governo ainda está em aberto para receber sugestões e contribuições. “O que nós colocarmos no papel é compromisso. Quero ser governador e cumprir os quatro anos de mandato. Vou honrar a oportunidade de governar o nosso estado. Isso é palavra de gaúcho. Preparem os seus corações e o grito na garganta. Junto com Lula, vamos espalhar o canto da esperança”.

O vice Pedro Ruas contou que conhece Edegar Pretto há anos e que o considera um irmão. “Estamos iniciando essa campanha para mudar o Brasil e o Rio Grande do Sul. Nossas bandeiras, juntas, brilham mais. Sabemos da nossa grande responsabilidade pelo momento que vivemos, e sei que juntos com a militância faremos uma campanha bonita, justa e vitoriosa”.

Já o candidato ao Senado, Olívio Dutra, enfatizou a importância de todas as pessoas participarem deste pleito para fortalecer a democracia, “tão ameaçada e desprezada” pelo atual presidente da República. Para Olívio, o povo precisa ter direito de se alimentar, ter educação de qualidade e o país ter crescimento econômico. “O Estado deve funcionar para todos, não para alguns. Queremos desenvolvimento viável, socialmente justo e sustentável para todos e todas. Lula, Edegar e eu, junto com Fátima e Robaina, estamos comprometidos com isso”.