Eu e o deputado estadual Pepe Vargas (RS) recebemos o presidente executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, e o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini. No encontro, aqui na Conab, os dirigentes trouxeram até nós a preocupação com o atual momento de dificuldade vivido pela cooperativa, devido à crise da proteína animal e do leite.
As altas taxas de juros, registradas hoje no país, também estão impactando as cooperativas. Os dirigentes da Dália afirmaram, entre outras coisas, a necessidade de uma linha de crédito de longo prazo, para que seja feito o resgate dessas cooperativas que hoje estão passando por momentos de dificuldade. Antes da Dália, recebemos também a direção da Languiru, com a mesma demanda. Além das taxas de juros, as cooperativas do Rio Grande do Sul sofrem com a carga tributária e os custos logísticos, que são maiores para o setor.
Importante ter a presença do deputado Pepe Vargas, nesse encontro, uma vez que o parlamentar tem atuação forte, na pauta da proteína animal, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Pepe já esteve reunido com representantes do governo do estado, cobrando a necessidade de uma revisão das questões tributárias, como o FAF, Fator de Ajuste de Fruição.
Nós, enquanto Conab, iremos prestar apoio institucional junto ao governo federal, com o objetivo de encontrar uma solução para o problema, não só da Dália, mas de todas as cooperativas.