O Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul oficializou neste domingo (30) as pré-candidaturas de Edegar Pretto ao Governo do Estado e de Paulo Pimenta ao Senado Federal. O anúncio ocorreu durante o 24º Encontro Estadual do PT gaúcho, que reuniu uma plateia entusiasmada de mais de 500 pessoas, incluindo deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores.
Os nomes de Pretto e Pimenta foram recebidos com grande aclamação, marcando um momento de renovação e expectativa para a política gaúcha. O evento concluiu um ciclo de intensa mobilização, que contou com 27 encontros regionais e 23 setoriais, somando 50 reuniões que engajaram cerca de 10 mil militantes em todo o Estado.
Edegar Pretto, atual presidente da Conab e figura marcante no combate à fome do Governo Lula, destacou sua disposição para a construção de um palanque potente “para garantir a vitória do presidente Lula aqui no RS e também fazer o povo gaúcho voltar ao Palácio Piratini”, fazendo críticas ao atual governo, mas fundamentalmente falando de um projeto de desenvolvimento, de um Estado que pode ser referência em sustentabilidade, inovação, ciência e tecnologia, economia criativa e estímulo à produção de energias renováveis.
“Estou convencido de que nós vamos fazer uma campanha que vai apaixonar este Estado. Chegou a hora da gente construir um caminho para levar o povo gaúcho de volta ao Palácio Piratini, que tem saudade de Leonel Brizola, Alceu Collares, Olívio Dutra e de Tarso Genro, e nós estamos apresentando nesta mesa dos partidos do campo popular, o companheiro Edegar Pretto, o melhor nome que nós temos para construir essa unidade e não permitir que este Estado caia na mão do fascimo, da extrema direita, e esse é o grande desafio e a grande tarefa que nós temos para 2026. Vamos garantir o palanque forte aqui no Estado para vencer a eleição com Lula, garantir as duas vagas no Senado que vai ser um campo tão importante da disputa política no próximo período”, destacou Paulo Pimenta, que deverá seguir o legado de Paim, que se despede do Senado depois de um mandato que o elegeu pela primeira vez em 2003.
Edegar Pretto, após ter seu nome aclamado por unanimidade, falou sobre o trabalho ao lado do presidente Lula, onde como presidente da Conab, ajudou o Brasil a sair do Mapa da Fome; apontou dados sobre o descaso e sucateamento com a educação e a saúde no Rio Grande do Sul, e lembrou que faltam exatos 309 dias para a eleição. “Eu vou andar muito, conversar muito, fazer muita plenária, tudo o que estiver ao meu alcance para que os gaúchos e gaúchas conheçam o nosso projeto”, disse.
“Eu não escolho adversário, se for a turma do Palácio, nós vamos dizer que o projeto deles chegou ao fim, se for a turma do Bolsonarismo, teremos um gosto ainda mais especial em derrotá-los, os que tiverem com o presidiário nós mandaremos embora, porque no Brasil não há mais lugar para o fascismo da política brasileira. O que este Estado precisa, companheiros e companheiras, é um projeto de desenvolvimento, e nós vamos praticar o desenvolvimento com sustentabilidade, energias renováveis, sem negacionismo. Por isso, eu quero dizer a vocês que nós vamos pra essa caminhada com legado de Tarso Genro, Olívio Dutra. Nosso projeto será construído com as comunidades, o nosso governo vai estar perto das pessoa”, ressaltou Pretto.
“Nós vamos voltar a fazer numerosas assembleias Rio Grande afora, para que o povo se aproprie de novo do orçamento. Tudo isso está em nossas mãos, e trago com a honra de estar ao presidente Lula, bons exemplos, como sua capacidade de fazer gestão. A palavra coragem é o maior exemplo que eu trago do presidente Lula, coragem para fazer a escolha certa, de colocar o pobre no orçamento, de defender a soberania nacional”, afirmou.
“Nós somos a renovação com o legado das boas gestões do companheiro Olívio e do companheiro Tarso Genro. E eu digo a vocês: o presidente Lula vai voltar a vencer no Rio Grande do Sul. Nós vamos garantir a vitória dele no primeiro turno e vamos fazer o povo gaúcho voltar ao Palácio Piratini. Por isso digo em alto e bom som: Estamos prontos para governar o nosso estado. Para fazer uma renovação com legado e ter um governo a serviço do seu povo. Estamos prontos para um novo Rio Grande do Sul”, finalizou Pretto.
O encontro contou com a presença de lideranças e apoio de partidos que integram a federação e a base do Governo Lula, como PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSB, PDT e Avante, além do PSOL, que anunciou recentemente a filiação de Manuela D’Ávila, também como pré-candidata ao Senado.
Além de focar nas pré-candidaturas estaduais, o evento também reforçou o compromisso do partido com a reeleição do presidente Lula. O PT e seus aliados buscam não apenas conquistar as duas vagas ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, mas também ampliar significativamente suas bancadas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.
Texto: Daiane Roldão – MTB 13.960
Imagem: Débora Beina




