Um governo de oportunidades e de direito a um Estado presente
Um Estado presente, significa um Estado que se preocupa com todos os direitos de seus cidadãos e cidadãs, seja a partir do acesso aos serviços básicos, ou ainda o apoio para que se tornem protagonistas de suas vidas, a partir do trabalho que se dedicam a desempenhar.
Edegar Pretto e Pedro Ruas irão garantir um Estado que apoie os profissionais autônomos, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, além de uma Economia Solidária que inclusive no Rio Grande do Sul, no governo de Tarso Genro, já teve uma secretaria específica onde os financiamentos com juros subsidiados pelo Estado fizeram toda a diferença na vida de muitos gaúchos e gaúchas que estavam naquele momento abrindo o seu próprio negócio.
Um Estado para se fazer presente também precisa valorizar aquilo que tem de melhor, e neste caso preservar o patrimônio público, como o Banrisul, e fomentar linhas de crédito a partir do Badesul, BRDE e Cooperativas de Crédito, se tornam fundamentais em um Estado e país onde se sabe que tudo o que se planta dá, e que disposição para o trabalho não faltam, é fundamental.
O Rio Grande do Sul da Frente da Esperança é um Estado onde todas as pessoas terão a oportunidade de ser o que são e de fazer o que melhor sabem. Um Rio Grande de oportunidades, é um Estado de gente feliz capaz de produzir e contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno da sua terra.