Um governo de oportunidades e de direito à habitação
Nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, o povo gaúcho e brasileiro tornou realidade o sonho da casa própria. Onde a partir do “Minha Casa Minha Vida”, milhares de famílias em sua maioria lideradas por mulheres, saíram do aluguel, traçando a partir desta conquista a possibilidade de novos e importantes sonhos.
Foi também nos governos populares no Rio Grande do Sul, com Olívio e Tarso Genro, alinhados com as políticas do Governo Federal, que muitas famílias souberam o que é viver dignamente, ter não somente uma casa para morar, mas contar com comida na mesa, filho na escola, filha na Universidade e muito mais. Por isso, Edegar Pretto sabe que é possível proporcionar oportunidades, entre elas o direito de uma habitação digna e de qualidade novamente.
Está no Plano de Governo de Edegar Pretto e Pedro Ruas, a ampliação dos recursos destinados a um grande plano de habitação no campo e na cidade, o que consequentemente também gera emprego, renda e dignidade para a nossa gente.
A criação de um grande plano de habitação, prevê destinar terrenos públicos ociosos para projetos de habitação popular, retomando assim com ainda mais pujança ao lado do presidente Lula, a articulação do programa Minha Casa Minha Vida, com a participação de cooperativas; além de ampliar a regularização fundiária, priorizando a consolidação de aparelhos sociais.
Se for necessário, Edegar Pretto e Pedro Ruas também deverão priorizar os aparelhos sociais, ou seja, em casos de emergência, irão disponibilizar o que está previsto em seu plano de governo, como a ampliação do aluguel social, que proporciona dignidade nos momentos de maior vulnerabilidade para muitas famílias.
Manter a dignidade do povo gaúcho é uma das prioridades da Frente da Esperança, afinal, trabalhador e trabalhadora que vive com dignidade, é sinônimo de casa quentinha, comida no prato e família feliz.