Escolha uma Página

Máscara Roxa integra 1.500 farmácias para proteger mulheres vítimas de violência

Edegar Pretto, pré-candidato a governador do RS, sempre pautou sua atuação na luta pelo fim da violência contra as mulheres e na desconstrução da cultura do machismo. Ainda em 2011, Edegar Pretto instituiu a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres com o objetivo de incentivar homens a refletir sobre o machismo e a cultura patriarcal que naturaliza relações desiguais, hierárquicas e de violência de gênero.

A partir de então, Edegar Pretto foi reconhecido como líder no enfrentamento da violência contra as mulheres. Pelo seu trabalho no parlamento gaúcho, que na época era o único no mundo com homens discutindo a questão da violência de gênero, foi convidado em 2013 a representar o Brasil no encontro anual da ONU que discute a situação das mulheres no planeta.

A Frente Parlamentar se tornou parceira do Comitê Nacional Impulsor do movimento mundial He for She (Eles por Elas), uma iniciativa da ONU Mulheres que tem o mesmo objetivo de incentivar os homens a dialogar com outros homens para combater a cultura do machismo, sexismo e da violência. Edegar Pretto se tornou coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas da ONU Mulheres, único comitê estadual no mundo.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, os casos de violência contra as mulheres cresceram de forma alarmante. Foi então que Edegar Pretto, por meio do Comitê da ONU, criou a campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência denunciar agressores em cerca de 1.500 farmácias credenciadas em todo o RS. Seis redes de farmácias aderiram ao projeto, que garantiu o atendimento de 88 mulheres pela polícia civil, com duas prisões em flagrante.

“É muito mais difícil uma mulher sair da situação de violência se não houver um aparato público, do Estado, da sociedade, com políticas públicas constituindo uma rede de solidariedade. Nós, como coordenadores desse movimento mundial da ONU, Eles por Elas, nos sentimos na obrigação de apontar um caminho. E conseguimos, com muito diálogo, a campanha Máscara Roxa que é a grande referência nacional de uma política pública, efetiva e discreta”, afirma Edegar.

As farmácias participantes tiveram seus e suas atendentes capacitadas para uma correta abordagem. A senha era uma mulher solicitar uma máscara roxa. A parceria deu tão certo que virou lei estadual, a Lei nº 15.512/20. Mesmo após o período mais intenso da pandemia, as mulheres podem procurar ajuda nos estabelecimentos parceiros.

Edegar Pretto também lançou o programa Aqui tem Respeito pela Vida das Mulheres, tornando empreendimentos, como bares e restaurantes, aliados à causa. Outra iniciativa foi a campanha Fim da Linha da Violência contra as Mulheres. Uma ação realizada junto com a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) com o objetivo de combater o assédio no transporte público. A empresa criou um número para denúncias e a campanha contou com parcerias da Universidade La Salle, que tem sede em Canoas, da ONU Mulheres e do movimento hip hop, que realizou inúmeras iniciativas culturais com o tema. Todas essas ações são fruto de muito diálogo e parcerias com a sociedade civil e com a iniciativa privada.

“A violência contra as mulheres é um grave problema em nossa sociedade que precisamos encarar com muita seriedade. Principalmente as violências psicológica e física, que tiram vidas, ceifam famílias e deixam muitos órfãos, mas também a violência gerada pela desigualdade de direitos e oportunidades. A triste verdade é que as mulheres ainda hoje tem que lutar por respeito e espaço em nossa sociedade”, aponta Edegar Pretto. 

Foi para contribuir na mudança dessa realidade que Edegar Pretto aceitou o desafio de colocar o seu trabalho à disposição de políticas e iniciativas voltadas à vida e à dignidade das mulheres. Ele sabe que mudança de verdade se faz com diálogo, trabalho e novas ideias para resolver os velhos problemas do nosso Estado.