Escolha uma Página

“Queremos construir um Estado que valorize a educação”, diz Edegar Pretto em agenda em Capão do Leão

Uma demanda histórica dos moradores do bairro Jardim América, em Capão do Leão, na região Sul do Rio Grande do Sul, foi apresentada ao deputado estadual Edegar Pretto (PT), que esteve no município na última sexta-feira (12). A comunidade quer construir uma escola própria de Ensino Médio, para garantir que os jovens não precisem sair do bairro para estudar. O local abriga hoje 18 mil pessoas.

O encontro do deputado com moradores, lideranças, estudantes e trabalhadores da educação aconteceu no terreno que foi doado pelo Estado, ainda em 2014, durante a gestão do então governador Tarso Genro (PT), para a construção do prédio da escola. Com a troca de governo, o projeto não saiu do papel nas duas recentes gestões.

“Queremos construir um Estado que valorize a educação, os estudantes, seus trabalhadores e trabalhadoras. O sonho de vocês é o nosso sonho: que as nossas crianças e jovens tenham um lugar decente para estudar. Estou aqui para assumir esse compromisso. Essa escola precisa sair do papel e acontecer”, avaliou o deputado.

Conforme representantes da comunidade, ter uma escola de Ensino Médio no Jardim América sempre foi a opção mais votada, no município como um todo, nos orçamentos participativos do Governo do Estado. Em 2014, quando foi criada a escola de Ensino Médio no bairro concomitante com outra escola Municipal, o governo doou o terreno e foi criado projeto para construir uma escola própria de Ensino Médio. No entanto, nada foi feito. De acordo com os moradores, há uma demanda muito grande e os jovens têm que se deslocar para outros locais para poderem estudar.

Também acompanharam a agenda, entre outras pessoas, o diretor da Escola de Ensino Médio Jardim América, Guilherme Bourscheid; o diretor da Escola Prefeito Elberto Madruga, Eder Martins; o ex-prefeito Mauro Nolasco; a ex-vice-prefeita Gilciane Baldassari; e o vereador Marco Aurélio.

A agenda faz parte da interiorização do movimento Rio Grande e Presente, para toda a sua gente, que percorre cinco municípios da região Sul: Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande, Canguçu e São Lourenço do Sul. A iniciativa é coordenada por Edegar Pretto, que é pré-candidato do PT ao governo do estado. O objetivo é dialogar com os diversos setores produtivos, a fim de construir uma proposta de plano de governo.