Escolha uma Página

Ferramenta digital Decidim Povo aproxima população de Plano de Governo de Edegar Pretto

O Plano de Governo de Edegar Pretto, pré-candidato a governador do RS, vem sendo construído de forma democrática e participativa com os mais diversos setores da sociedade gaúcha. Além das assembleias populares regionais, qualquer pessoa pode enviar propostas e sugestões de forma virtual e ajudar a construir o futuro do Rio Grande do Sul.

Para participar basta acessar a plataforma digital Decidim Povo, por meio do site https://decidimrs.com.br. Trata-se de uma ferramenta fácil, prática, popular e participativa para que todos e todas decidam os rumos do Estado. No computador ou no celular, cada gaúcho ou gaúcha pode apontar as necessidades da sua cidade e propor projetos para resolver os problemas da sua localidade e região.

Segundo Edegar Pretto, a Decidim Povo é uma plataforma para que as pessoas possam participar do Plano de Governo desde sua elaboração. “A Decidim é uma ferramenta já testada em outros países, especialmente na Europa. Uma grande plataforma dessa conexão que nós queremos ter na pré-campanha. Também já vamos ensaiando os passos para termos um governo sintonizado com os problemas reais do povo gaúcho”, afirma Edegar.

Edegar Pretto sempre se pautou pelo diálogo e por escutar. Não somente características pessoais, mas também um legado das gestões do Partido dos Trabalhadores. Escutar as demandas da sociedade e dar poder de decisão à população são premissas básicas que nortearam a construção do Orçamento Participativo (OP) em 1989, na gestão de Olívio Dutra à frente da Prefeitura de Porto Alegre. A experiência foi fortalecida durante as gestões do PT em suas prefeituras e nos governos estaduais de Olívio Dutra e Tarso Genro. A população tinha poder para decidir, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços a serem executadas pelo poder público.

 Assembleias regionais e temáticas 

O legado das gestões do PT de ouvir as necessidades e sugestões da população segue firme na pré-campanha de Edegar Pretto ao governo do Rio Grande do Sul. Nessa direção, Edegar Pretto estabeleceu uma intensa agenda de mobilização em todas as regiões funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que são as assembleias populares regionais. O objetivo é dialogar com as comunidades, academia, diversos segmentos da sociedade, ouvir as demandas locais e regionais de todo o RS.

Edegar Pretto já participou de quatro encontros regionais realizados em São Leopoldo, Pelotas, Sant’Ana do Livramento e Santo Ângelo. Isso significa que a população de centenas de municípios já apresentaram suas demandas e sugestões, que serão levadas ao Plano de Governo de Edegar de forma ampla e democrática. Ao todo, serão dez encontros até o final de julho. Ainda serão realizadas assembleias regionais em Porto Alegre, Passo Fundo, Osório, Santa Cruz, Santa Maria e Caxias do Sul.

Na próxima etapa de elaboração do Plano de Governo serão realizadas assembleias temáticas para debater eixos estratégicos ao desenvolvimento do Estado. Além de encontros presenciais, todos e todas podem participar com a plataforma Decidim Povo.