Escolha uma Página

Projeto para criação de Registro de Imóveis em Nova Santa Rita avança na Assembleia Legislativa

Com parecer favorável do deputado Edegar Pretto (PT), foi aprovado na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (08), o relatório do projeto de lei para a criação de um Cartório de Registro de Imóveis em Nova Santa Rita.

De autoria do Poder Judiciário, o projeto propõe o desmembramento do atual Serviço Notarial e Registral do município, formando dois serviços individualizados: um Serviço Notarial, com atribuições para as funções de Tabelionato de Notas e Tabelionato de Protesto de Títulos; e um Serviço Registral, com atribuições para as funções de Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais, Ofício de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Ofício de Registro de Títulos e Documentos.

Na leitura do relatório, o deputado Edegar Pretto citou que Nova Santa Rita contava, em 2019, com aproximadamente, 26.400 habitantes, o que impõe um serviço com mais rapidez, qualidade satisfatória e eficiência, considerando os critérios populacionais e socioeconômicos. Pretto também argumentou que o município espera a instalação de novos serviços extrajudiciais há bastante tempo, haja vista o seu crescimento populacional e econômico, e que na ausência de alguns desses serviços obriga que a população tenha que se deslocar da sede da cidade, até o município vizinho de Canoas, para poder realizar os serviços de que necessita.

“Com a reorganização desses serviços e a criação de novo serviço de registro de imóveis, a comunidade será beneficiada. Esperamos que em breve os deputados e deputadas já possam votar e aprovar o projeto em plenário”, defendeu.

O projeto de lei não trará ônus para o Poder Judiciário gaúcho, pois a administração dos serviços notariais e registrais é de responsabilidade exclusiva do notário e registrador, nos termos da Lei Federal nº 8.935/1994. A remuneração se dá por emolumentos. Por último, a instalação dos serviços ora individualizados por meio de desmembramento de serviços já existentes e da criação do novo, fica condicionada ao preenchimento da vaga por concurso público de ingresso ou de remoção, conforme também disposto em Lei Federal.

Na tarde de quinta, durante live com o prefeito de Nova Santa Rita Rodrigo Battistella e a coordenadora municipal das Mulheres, Daiane de Oliveira, o deputado confirmou a informação. Battistella agradeceu o empenho do parlamentar, e lembrou que Nova Santa Rita é a segunda cidade do estado que mais cresce em nível populacional e economicamente.

“Precisamos de um registro de imóveis. Obrigado ao deputado por ter sido nosso porta-voz na Assembleia num tema de grande importância”, declarou.