Escolha uma Página

Edegar Pretto: “É pela vida das mulheres que nós vamos combater o machismo da sociedade”

“Normalmente os homens escolhem o caminho mais cômodo. Não falam, não participam, não opinam e não mudam. E a sociedade segue sendo injusta com as mulheres.” Foi com essa reflexão que o deputado e pré-candidato ao Governo do Estado, Edegar Pretto, abriu a sua fala no seminário Nunca Mais Sem Nós, coordenado pela vereadora de Porto Alegre Laura Sito (PT). O evento ocorreu neste sábado (14), no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, e reuniu mulheres de bairros e comunidades da capital e de diversos municípios gaúchos.

“Eu tenho muito orgulho em ser convidado para debater esse projeto que instiga a participação das mulheres na política, nos espaços de poder, especialmente o empoderamento das mulheres negras. Essa é uma das pautas também do nosso mandato, da minha atuação parlamentar e um projeto da minha vida. Não haverá sociedade justa sem a participação efetiva das mulheres, e cabe a nós, homens, reconhecer qual é o nosso papel, e contribuir para uma sociedade mais igualitária”, argumentou o parlamentar.

A vereadora Laura Sito disse que o projeto Nunca Mais Sem Nós foi construído pela secretaria nacional de mulheres do PT, em parceria com o seu mandato e tem o objetivo de reafirmar a importância da representação das mulheres e das mulheres negras na política no Rio Grande do Sul e no Brasil. “Infelizmente, apesar de nós sermos as maiorias da sociedade, as mulheres e o povo negro, nos ambientes da política institucional nós ainda somos minoria. E é fundamental para a reconstrução democrática do Brasil que nós possamos inverter esse cenário”, afirmou.

Edegar Pretto reafirmou o seu compromisso com a causa das mulheres. Ele ainda destacou que desde o seu primeiro mandato foi instigado a incluir em suas causas a pauta pelo fim da violência contra as mulheres. Em 2017, quando foi presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto criou o Comitê Gaúcho Eles por Elas da ONU Mulheres, único com chancelado pela ONU no Brasil, e que atua na conscientização dos homens contra o machismo e toda a forma de preconceito e violência contra as mulheres e meninas.

Também estiveram presentes no evento a vice-presidente do PT-RS, Juçara Dutra; a integrante da Executiva Nacional do PT, Misiara Oliveira; a secretária das mulheres do PT-RS, Vitalina Gonçalves; a presidente do PT de Porto Alegre, Maria Celeste; o presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta; além de militantes e apoiadoras de diversos movimentos de mulheres do estado.

Texto: Silvana Granja

Foto: Rafael Stedile