Paulo Paim: deputado constituinte da defesa dos direitos do povo gaúcho
Senador pelo Rio Grande do Sul, Paulo Paim é natural de Caxias do Sul, metalúrgico, iniciou sua caminhada na política muito antes de 1986, quando foi eleito deputado federal para a Assembleia Nacional Constituinte.
Aguerrido na luta pela defesa de direitos, é reconhecido até os dias de hoje como político dedicado e preocupado com a qualidade de vida dos aposentados, idosos e pessoas com deficiência.
Em 1998 foi reeleito para o 4º mandato, sendo o mais votado do Rio Grande do Sul, e em 2002, foi eleito senador. Paulo Paim é autor do Estatuto do Idoso que protege mais de 30 milhões de brasileiros e brasileiras; do projeto da Igualdade Racial que beneficia metade da população brasileira que hoje é formada por 54% de pessoas que se identificam como negras; e também do Estatuto da Pessoa com Deficiência que beneficia cerca de 45 milhões de brasileiros.
Paulo Paim é um dos políticos gaúchos mais lembrados e reconhecidos, principalmente pelos idosos. Por conta do seu trabalho, homens e mulheres da terceira idade tiveram seus direitos assegurados a partir de um deputado federal e senador preocupado com o povo gaúcho e brasileiro.