No evento RS pela Água, Edegar Pretto afirma que irá anular todos os atos de privatização da Corsan
O movimento “RS pela Água” realizou nesta quinta-feira (22) um ato em defesa do saneamento público. A atividade iniciou no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. Depois, o grupo saiu em caminhada até o Tribunal de Contas do Estado e finalizou com abraço simbólico à sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na rua Caldas Júnior.
O objetivo do ato foi chamar a atenção da comunidade do Rio Grande do Sul para os riscos da entrega da Corsan para a iniciativa privada. Candidato ao governo pela Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede), Edegar Pretto esteve no local para apoiar os servidores e servidoras e reafirmar o seu compromisso de não privatizar a Companhia.
“A Corsan continuará pública, vou anular todos os atos de privatização. Não faz sentido vender uma empresa que, no ano passado, gerou lucro de R$ 408 milhões e que atua em 317 cidades. Se o atual governo fosse sério, teria utilizado esse valor para fazer obras”, destacou.
Edegar afirmou já ter conversado com Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência, para organizar um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento. “Vamos, até 2033, cumprir o pacto nacional do saneamento, mostrar que a Corsan é forte e que ela vai conseguir cumprir o estabelecido em lei”, ressaltou.