Mobilização em apoio a Lula e Alckmin reúne cerca de 2 mil pessoas na capital
Cerca de 2 mil pessoas que apoiam a Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede Sustentabilidade), que tem Edegar Pretto, Pedro Ruas e Olívio Dutra, respectivamente, como candidatos a governador, vice e senador, fizeram a primeira caminhada de campanha eleitoral no final da tarde desta sexta-feira (19), em Porto Alegre.
Após a concentração na escadaria da Borges de Medeiros, no Centro Histórico da capital, elas se deslocaram com faixas e bandeiras até a Ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos, onde ocorreu um ato em apoio à campanha nacional Lula presidente e Alckmin vice.
Conforme Edegar Pretto, ao colorir Porto Alegre, a mobilização também celebrou a união dos cinco partidos coligados no Rio Grande do Sul. Ao citar outros candidatos ao governo do Estado, questionou: “Onde estava o ministro gaúcho, que, ao lado do presidente da República, deixou milhares de gaúchos e gaúchos passarem fome na pandemia?”
O líder petista também se referiu ao ex-governador Eduardo Leite, e, em contraponto, convocou os participantes a andarem por todo o RS, “de ponta a ponta”, para dizerem que “quem não sabe o valor da palavra, não pode ter mais uma chance”.
O candidato a vice, Pedro Ruas, citou a obrigação de garantir o cumprimento da Constituição, diante das ameaças ao processo eleitoral por parte de bolsonaristas. “Temos que fazer um movimento da legalidade, igual ao que fez Leonel Brizola, em 1961”.
Entre os participantes da caminhada e do ato, também estavam os suplentes de Olívio para o Senado, Roberto Robaina e Fátima Maria, e candidatos e candidatas a deputado e deputada estadual e federal. Foto: Rafael Stedile