Escolha uma Página

Edegar Pretto ouve população da Fronteira Oeste e Campanha para plano de governo

As principais demandas regionais para o desenvolvimento da Fronteira Oeste e Campanha foram apontadas na terceira assembleia popular de elaboração do plano de governo de Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao Governo do Estado. A atividade reuniu, neste sábado (25), cerca de 600 pessoas no Clube Cruzeiro do Sul em Sant’Ana do Livramento.

Saúde, emprego, educação e produção de alimentos predominaram entre os temas apresentados pelos participantes ao líder petista. “Estamos numa terra de oportunidades. As assembleias populares servem para escutarmos de verdade e resgatarmos os valores democráticos da participação popular. Nenhuma palavra que ouvi aqui cairá ao chão. As contribuições serão respeitadas em nosso plano de governo”, destacou Edegar Pretto.

O pré-candidato ressaltou que as pessoas estão com a renda reduzida e que os governantes precisam criar políticas públicas que propiciem oportunidades. Ele disse que conversou com integrantes da Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil), que relataram o momento difícil da economia. A mesma observação foi feita por trabalhadores, que por sua vez falaram dos impactos do desemprego, da fome e do alto custo de vida. “A renda das pessoas caiu ao menor nível em 10 anos, aumentou o desemprego e a pobreza cresce no estado. Tem pessoas se endividando para fazer um rancho. Faltam políticas públicas, e o governo não pode estar ausente”, pontuou Edegar Pretto.

A respeito da educação, lembrou que nos governos de Olívio Dutra e Lula foi implementado o maior projeto de integração e desenvolvimento regional, com novas universidades e institutos federais. Citou como exemplo a criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que também têm unidades em municípios da Fronteira Oeste e Campanha. “O Estado tem que ampliar as parcerias com estes centros de conhecimento, para a criação e consolidação de políticas públicas inovadoras e de enfrentamento das desigualdades regionais, com geração de emprego e renda”, avaliou.

Na área da saúde, Edegar Pretto citou que os investimentos caíram desde o final do governo Tarso Genro. Usou como exemplo a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, que à época do governo petista recebeu repasses anuais na média de R$ 19 milhões, em valores atualizados. Isso foi possível porque naquele período o Estado destinou 12% do orçamento para a saúde, como determina a Constituição Federal. Estes valores diminuíram nas gestões seguintes, e no governo de Eduardo Leite a média anual de repasse foi de menos de R$ 3 milhões. “É uma conta social altíssima, por isso é preciso retomar o investimento em saúde e nas pessoas”, comentou o pré-candidato.

Silvio Madruga, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Sant’Ana do Livramento (Sindisaúde), reforçou que o setor precisa de atenção. “Os trabalhadores da saúde têm família e têm responsabilidades. Este governo que está aí não nos representa, porque abandonou e sucateou a saúde. Em 1988 foi criado o SUS, para atender o povo mais sofrido deste país. E é para esse povo que a saúde pública precisa ser resgatada”, afirmou.

O fortalecimento da agricultura familiar e de assentamentos da reforma agrária também foi pauta da assembleia popular. Alessandra Troian, professora da Unipampa, lembrou que os trabalhadores do campo têm papel fundamental na produção de comida e no combate à fome. No entanto, para ela, as famílias precisam estar nas políticas prioritárias dos governos. Em relação a isso, Edegar Pretto defendeu que o Estado viabilize crédito e seja parceiro de quem produz alimentos.

Já o tema de combate ao racismo foi apresentado por Stael Soraya dos Santos, militante do Movimento Negro de Uruguaiana. Ela falou que o RS tem urgência em políticas públicas para as populações periféricas. “Precisamos de políticas de desenvolvimento sustentável para povos tradicionais, com atenção principalmente para os jovens, que diariamente morrem nas periferias, por violência e falta de oportunidades. Os governantes têm que ter compromissos com a comunidade negra”, apontou.

A defesa do abastecimento de água e do saneamento básico públicos foi feita por Jader Mayer da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto (Sindiágua/RS). “A água tem que ser pública, de todos, para o bem-estar social, e não para cunho financeiro, apenas para interesse lucrativo”, disse, destacando ainda que o setor está sendo muito atacado pelos atuais governos estadual e federal com as investidas em privatizações.

Também se manifestaram com contribuições ao plano de governo de Edegar Pretto representantes do Sindicato do Bancários, da Associação Remanescentes de Quilombo Ibicuí da Armada, da Casa da Economia Solidária (Unisol/RS), do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), da Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Cooperforte), do Povo de Terreiro, da Colônia de Pescadores Z-27 Rio das Garças, do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (SindiMercosul), do Sindicato dos Servidores Públicos (SindSepe/RS), do setor de turismo rural, entre outros.

 

Plano de governo participativo

O projeto a ser apresentado por Edegar Pretto na disputa ao Piratini está sendo construído em todas as regiões do estado de forma coletiva e participativa, dando voz aos setores produtivos e à população para compreender as suas principais necessidades. Conforme a coordenadora adjunta do plano de governo, Paola Carvalho, o conteúdo das assembleias populares são orientados por 13 compromissos, entre eles o combate à fome e geração de oportunidades.

Paola ainda apresentou a Decidim Povo, uma plataforma digital que permite às pessoas contribuírem com o plano de governo. Ela pode ser acessada em www.decidimpovo.com.br. “É uma grande ferramenta para que todas as pessoas possam participar, opinar e conhecer os compromissos que traduzem as mudanças propostas para o estado”, argumentou.

Ainda participaram da assembleia popular o presidente do PT RS, deputado federal Paulo Pimenta; os deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi e Valdeci Oliveira; além de dirigentes e militantes do PT e PCdoB; vereadores e vereadoras; pré-candidatos a deputado e a deputada estadual e federal.

Além de Sant’Ana do Livramento, já foram realizadas assembleias populares regionais em São Leopoldo e Pelotas.

Confira o calendário das próximas:

 

02.07 – Santo Ângelo, 14h

07.07 – Porto Alegre, 19h

09.07 – Passo Fundo, 9h

15.07 – Osório, 19h

16.07 – Santa Cruz, 9h

16.07 – Santa Maria, 15h

23.07 – Caxias do Sul, 9h

Foto: Rafa Stedile