Escolha uma Página

Filme ‘O Silêncio dos Homens’ é lançado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa, em parceria com o Comitê Gaúcho do Movimento ElesPorElas, da ONU Mulheres Brasil, lançou o documentário ‘O Silêncio dos Homens’, nesta quarta-feira (25), no Teatro Dante Barone.

A exibição gratuita foi dirigida a deputados e servidores da Assembleia, e aberta ao público. O documentário está disponível no You Tube, e sessões independentes estão sendo realizadas em diversas cidades do Brasil.

A ideia é provocar os homens a refletirem sobre o modelo de masculinidade que se impõe a eles e como isso acaba por silenciá-los ao longo da vida. “O essencial é a mudança cultural, pois o silêncio masculino vai para a raiz de diversos problemas, como o machismo e a violência doméstica”, explica o deputado Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho.

Desde 2015, a Assembleia Legislativa gaúcha é signatária do Movimento ElesPorElas, e por meio do Comitê realiza diversas ações por igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres.

Conforme dados de uma pesquisa que envolveu mais de 40 mil homens no país, sete em cada dez deles afirma lidar com um algum tipo de distúrbio emocional, como ansiedade, depressão, vício em álcool, entre outros.

Após a exibição, o público foi convidado para uma roda de conversa sobre os principais pontos apresentados no filme. Homens e mulheres subiram ao palco e comentaram a experiência com o documentário, e como o tema pode ajudar os homens a dividir pensamentos e influenciar outros homens a romperem com a cultura machista.

Um dos pontos destacados foi a contrariedade aos índices de violência contra as mulheres, que aumentaram em todo o país. No Rio Grande do Sul, por exemplo, de janeiro de 2012 até junho deste ano, 706 mulheres foram assassinadas, vítimas de feminicídio. No mesmo período, foram 11.406 estupros consumados. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado em levantamento do Comitê ElesPorElas.

Participaram da exibição do filme os deputados Edegar Pretto (PT), Sofia Cavedon (PT), Jeferson Fernandes (PT), Fernando Marroni (PT), Luciana Genro (PSol), Airton Lima (PL); o secretário-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Júlio César de Melo; a defensora Liliane Braga Luz Oliveira, dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado; o presidente da AFISVEC, Marcelo Ramos de Melo, representantes do senador Paulo Paim (PT), o superintendente de comunicação da Assembleia Legislativa, Tiago Dimer; chefes de gabinetes, assessores parlamentares e servidores e servidoras da Assembleia Legislativa.