Escolha uma Página

Edegar Pretto: “É pela agricultura valorizada que vamos produzir mais comida”

A declaração do pré-candidato do PT ao governo gaúcho, Edegar Pretto, foi durante um encontro regional do partido, que reuniu representantes de 17 municípios dos Altos da Serra. A atividade foi no Salão Paroquial de Ibiaçá, onde também ocorreu o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Cláudio Fracasso, o Claudião, que vai disputar vaga para a Assembleia Legislativa.

Para um público de aproximadamente 700 pessoas, Edegar Pretto lembrou dos seus pais, Adão Pretto e Otília Pretto – já falecidos, e da sua origem na agricultura familiar. O pré-candidato destacou a importância da valorização da produção de alimentos, e disse que o Estado precisa ser parceiro dos setores produtivos, diferente do que aconteceu nos dois últimos governos no RS, que deram as costas à agricultura.

Edegar Pretto citou que o estado viveu a pior estiagem dos últimos 70 anos, sem que houvesse ajuda por parte dos governos estadual e federal. “Estamos tendo agora, tardiamente, ações que poderiam ter sido implantadas há quase dois anos. Mas os governos lavaram as mãos diante da grave situação”, comentou.

Edegar Pretto ressaltou que o Brasil tem hoje 19 milhões de pessoas que passam fome, e que o incentivo à produção de alimentos deve ser política de Estado. “É pela agricultura valorizada que vamos produzir mais comida”, avaliou.

Sobre a Região dos Altos da Serra, Edegar Pretto destacou que, somente no Governo Tarso Genro, o investimento na agricultura familiar foi de mais de R$ 70 milhões, com 25 mil famílias beneficiadas para a produção de alimentos, qualificação e ampliação da produção.

O pré-candidato ainda falou a respeito das agendas que participou com o ex-presidente Lula em Porto Alegre. O líder petista e pré-candidato à presidência esteve na capital gaúcha nos dias 1 e 2 de junho. “Vivemos um tempo novo, de combate ao ódio e à exclusão. A vinda de Lula ao RS reforça o caminho que estamos trilhando para construirmos o nosso estado e o Brasil, sem ódio, com muito amor e oportunidades”, observou.

Entre os participantes estavam o deputado federal Dionilso Marcon; o prefeito Genes Ribeiro, de Paim Filho; vereadores e vereadoras do PT, PDT e MDB; o presidente municipal do PT, Ezequiel Ernani Rossi; o coordenador regional do PT, Elton Luiz Dal Moro; servidores públicos, agricultores familiares, lideranças religiosas, de sindicatos, de movimentos populares e apoiadores da região.

 

Texto: Silvana Granja

Foto: Thierry Arrais