Escolha uma Página

Líderes religiosos e políticos defendem proteção ao meio ambiente

Com base nas lutas pelo direto à terra e a defesa na produção de alimentos saudáveis, a 43ª Romaria da Terra, realizada na terça-feira de Carnaval (25), no município de Mormaço, reuniu mais de 6 mil romeiros e romeiras de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Sob garoa e uma temperatura de 28º C, a procissão foi acompanhada por pequenos agricultores, movimentos populares, pastorais da Igreja, ambientalistas, jovens, assentados da reforma agrária, sindicatos de trabalhadores rurais, religiosos e líderes políticos. Com tema ‘O bem viver no campo e na cidade’, a caminhada dos fiéis começou às 9h, na comunidade São José dos Prólos, numa distância de 2,7 quilômetros até o Parque Municipal. Ao final da procissão foi realizada missa campal.

No trajeto, houve várias paradas para reflexão e celebração. A abordagem tratou do modelo de produção e defesa do meio ambiente, em desequilíbrio pela ação do homem. A situação do Brasil foi um dos alvos de lideranças na romaria, que lançaram críticas sobre as agressões ao meio ambiente. Na celebração, os bispos criticaram o uso indiscriminada de agrotóxicos, com citação aos mais de 400 produtos liberados pelo governo federal em 2019.

Tradicionais romeiros, o deputado  Edegar Pretto (PT) e o ex-governador Olívio Dutra, de 78 anos, participaram de mais uma Romaria da Terra. Na avaliação do deputado, a temática apresentada amplia temas do seu mandato e dos movimentos do campo em relação ao incentivo e olhar diferenciado para a agricultura familiar, responsável por produzir alimentos no país. “A forma do agricultor se relacionar com o meio ambiente e os cuidados com a produção de alimentos têm a ver diretamente com a saúde de quem produz e quem consome. O alimento deve representar saúde, e não doença”, avalia o parlamentar.

Pretto começou a participar da Romaria da Terra com 11 anos de idade, levado pelo seu pai, o deputado Adão Pretto – falecido em 2009. Desde lá, todos os anos faz dupla com Olívio Dutra, que tem histórico de participação na Romaria desde sua primeira edição, em 1978. Também participaram da caminhada os deputados federais petistas Dionilso Marcon e Elvino Bohn Gass, e o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT)

A Romaria da Terra é itinerante, por isso acontece a cada ano em uma localidade diferente, sempre na terça-feira de Carnaval.